Cotidiano

Obras na Avenida Piquiri e outras vias ampliam mobilidade na região norte

Trecho de 1,2 quilômetro da Avenida Piquiri já revitalizada, além do aspecto paisagístico, trouxe mais segurança e fluidez ao tráfego

Obras na Avenida Piquiri e outras vias ampliam mobilidade na região norte

Os trabalhos de modernização das avenidas em Cascavel estão transformando as principais vias públicas da cidade. Um exemplo disso é a conclusão da primeira etapa das obras na Avenida Piquiri. A revitalização contempla uma das mais importantes vias da região Norte da cidade. A avenida foi restaurada em um trecho de 1,2 quilômetros, começando pelo entroncamento com a Avenida Barão do Rio Branco até a Igreja Santo Inácio de Loyola, e passou a contar com iluminação em Led, arborização, calçadas em paver, pistas alargadas e faixa de pedestres, além de nova sinalização.

“Essa avenida tem um fluxo intenso, com muitos veículos, ciclistas e pedestres trafegando. Nós não improvisamos um projeto, ao contrário, fizemos um grande projeto de mobilidade urbana porque é o que a via representa. É uma grande obra”, pontua o prefeito Leonaldo Paranhos.

A Avenida Piquiri faz ligação com outros bairros da região como Interlagos e Brazmadeira. De acordo com a última atualização populacional feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, a região norte possuía 64.370 habitantes, entretanto, o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), estima que a atual população da região ultrapassa os 73 mil habitantes, o que gera um fluxo ainda maior na via.

Esta foi à primeira fase do projeto e teve início em agosto do ano passado. A outra parte da revitalização, com mais 2,8 quilômetros de extensão até o Condomínio Pantanal, ainda está em fase de conclusão dos projetos pelo IPC e, segundo a Secretaria Municipal de Serviços e de Obras Públicos, o valor estimado do investimento será de mais de R$ 15 milhões.  Este novo trecho, também deverá contar com o alargamento da pista, asfalto novo, calçadas em paver, paisagismo, abrigos de ônibus com acessibilidade.

“Ficou muito boa esta via. Agora a gente pode andar com segurança a pé ou de bicicleta, pois tem as ciclofaixas e ciclovia, tem faixa de pedestre, tem calçada e o asfalto que ficou muito bom”, disse o auxiliar de produção Clóvis Figor. Para a presidente da Associação de Moradores do São Cristóvão II, Zilaide Thomazini, a obra é muito necessária e vai impactar a vida quem usa a Avenida Piquiri. Os moradores da região norte terão agora mais qualidade de vida, e prazer em transitar pelo trecho.

Mais mobilidade

A melhoria do trânsito e mobilidade na região Norte de Cascavel e reivindicação antiga que, aos poucos, começa se atendida. Desde início do ano, ruas dos bairros Brasmadeira, Tarumã e Interlagos passam por melhorias para garantir segurança e mais qualidade de vida à população. No Bairro Tarumã, as ruas Adolfo Garcia e Maria Tereza Figueiredo foram alargadas e receberam calçadas que melhoram a mobilidade e dão mais fluidez ao trânsito. As obras fazem parte do programa Avançar Cidades, a exemplo das obras da Avenida Piquiri.

Na Avenida Leonardo da Vinci, no bairro Tarumã, a obra de reestruturação também já foi concluída, contemplando dois quilômetros de via. Foram executadas aberturas de novas galerias de água pluvial nos dois lados da rua e novas caixas de boca de lobo, construídas de forma a permitir o alargamento da rua. Além isso, a rua ganhou pontos de ônibus, iluminação em led e reposição das árvores e o asfalto novo alargado.

Planejamento urbano

Por conta do planejamento e investimento em urbanismo, em junho deste ano, Cascavel passou a figurar na quarta posição nacional do Ranking Connected Smart Cities 2020 Pela publicação, Cascavel saltou do 35º lugar em 2016 para a quarta colocação em 2020, com Curitiba na primeira posição.

Para chegar ao ranking, foram coletados dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 673 cidades.

Nos últimos quatro anos, Cascavel avançou com obras no centro da cidade, mas também nos bairros com ruas alargadas e revitalizadas, transformando as vias públicas em verdadeiras avenidas. Para Paranhos, são planejamentos e ações em longo prazo. “É por isso que estamos trabalhando o nosso Plano de Mobilidade Urbana e as ações serão implantadas após amplo estudo, pesquisa e planejamento estratégico. Trata-se de um investimento inteligente que vai nortear nossa cidade nas próximas décadas. Cascavel é uma cidade referência e não podemos trabalhar de forma improvisada”, destaca Paranhos.

Foto: Secom