Cotidiano

Obras de reforma no Horto Municipal e no Bosque Guarani em Foz estão em fase final

Na tarde de ontem, o prefeito Chico Brasileiro visitou o Horto Municipal, acompanhado da secretária de meio ambiente Ângela Meira e do vice prefeito eleito, Francisco Sampaio

Obras de reforma no Horto Municipal e no Bosque Guarani em Foz estão em fase final
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) continua avançando nas obras de revitalização do Bosque Guarani, do Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI) e do Horto Municipal em Foz do Iguaçu. As estruturas estão em processo final de reforma e passaram por transformações importantes para atrair ainda mais visitantes. As obras devem ser reinauguradas no início de 2021.

Na tarde de ontem (17), o prefeito Chico Brasileiro visitou o Horto Municipal Acompanhado do vice prefeito eleito, delegado Francisco Sampaio e da secretária de meio ambiente, Ângela Meira. “O horto municipal foi esquecido por muitas gestões, mas em breve estará aberto para que as pessoas desfrutem de um ambiente agradável em meio à natureza”, comentou o prefeito.

O Horto já provou uma nova estufa, que permitirá multiplicar a capacidade de cultivo e tempo de vida das espécies, ampliando também como doações de mudas aos moradores. O espaço físico reformada nas estruturas e a implantação de uma trilha sensorial, que será mais um dos instrumentos de educação ambiental do espaço. 

A nova estrutura será reinaugurada no início do próximo ano e será aberta para visitação, com a adoção de todas as regras sanitárias para prevenção da covid-19. O Horto Municipal possui dez hectares e está localizado dentro da floresta que tem vegetação típica da Mata Atlântica, com plantas nativas e exóticas. Entre elas algumas se destacam, como o açoita-cavalo, sabugueiro, paineira, pau-brasil, lambari, plantas hospedeiras e xaxim.
O manterá a doação de mudas e plantas locais para a população, sempre das 08h às 14h, na Rua Carlos Kassemberg, s / n, no bairro Patriarca.
Bosque Guarani
O Zoológico Bosque Guarani também será reinaugurado no começo do ano. O local, uma série de melhorias que vão proporcionar maior conforto aos animais e informações aos turistas e moradores de Foz do Iguaçu que visitarem o espaço, hoje fechado por conta das obras.
Os trabalhos incluíram melhorias nos recintos, trilhas, banheiros e no Centro de Educação Ambiental (CEAI), localizado dentro do Zoo. O Bosque Guarani pintura pintura nas áreas administrativas e nos recintos, melhorias na área de circulação de visitantes, instalação de mesas com tabuleiros para jogos e redários para descanso dos visitantes, além de reformas em bebedouros e bancos ao longo das trilhas. O espaço indígena, ícone da tradição Guarani, também foi reformado.
Além das melhorias na infraestrutura, o Zoológico Bosque Guarani teve aumento no quadro de funcionários, e atualmente, possui biólogo e médicas veterinárias em tempo integral e à disposição para necessidade de plantão. Também houve aumento no quadro de tratadores, que passou a funcionar com a adição de dois profissionais.

Reforma do CEAI
O Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI), situado no Bosque Guarani, também está recebendo benfeitorias por meio da reforma de sua estrutura. A reforma do espaço, que abriga programas, projetos e ações de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, possibilitará a ampliação do seu espaço interno, ganhando local para a realização de oficinas, hall de entrada, banheiros masculinos e femininos exclusivos, além das melhorias nos espaços já existentes: copa, área administrativa, Sala Verde e Depósito de Material de Limpeza – DML.
O CEAI foi criado em 2012, com a adaptação de um espaço de referência para ser uma lanchonete. No decorrer do tempo, o espaço sofreu problemas com deterioração, devido a falta de investimento. Porém em 2018, iniciaram-se diálogos e tratativas para que o espaço sustentabilidade fosse reformado e ampliado, respeitando as questões ambientais, com o reaproveitamento das estruturas possíveis.