Cotidiano

Obras com defeitos levam à suspensão de pagamentos

A determinação tem como motivo os diversos problemas encontrados pela comitiva

Cascavel – O prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos determinou ontem, após vistoria realizada nas obras da Avenida Brasil, a suspensão dos pagamentos à empresa Paulitec, responsável pela revitalização do trecho do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado).

A determinação tem como motivo os diversos problemas encontrados pela comitiva formada pelo prefeito, vice-prefeito Jorge Lange, o secretário de Obras, Fernando Dillenburg, representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), vereadores e representantes da sociedade organizada.

Segundo Paranhos, os pagamentos só voltarão a ser feitos quando a empresa refazer o trabalho. “A pista da ciclovia está rachada e desmanchando em alguns pontos. O plantio da grama foi feito sem fazer uma proteção para que ela não adentrasse nas pistas, tanto de ciclismo quanto de caminhada”.

Conforme o prefeito, pelo que se pode perceber não houve compactação da terra antes de colocar o asfalto. “O paver, por exemplo, está afundando e onde deveria ter acessibilidade total encontramos um poste no meio da sinalização para deficientes visuais”.

A vistoria teve início na Avenida Barão do Rio Branco, no Bairro São Cristóvão e a comitiva percorreu a Avenida Brasil até a Catedral, onde mais um problema foi detectado: foi instalada uma lombo-faixa no sentido leste-oeste, para a travessia de pedestres, porém na outra faixa, que vai sentido oeste-leste, ela não existe. “Vamos incluir essa lombo-faixa no projeto. O que não pode acontecer é que o asfalto seja completamente retirado como foi visto, evitando transtornos aos motoristas e comerciantes da região central”.

De acordo com Paranhos, o serviço que demorou mais de um ano para ser feito e que ainda não foi entregue por completo, precisará ser refeito. “É uma situação de mau planejamento. Uma obra de grande porte, que mudou toda rotina da cidade, mas que não foi pensada ou mesmo fiscalizada como deveria”.

Barão

Outra mudança exigida por Paranhos é a forma com que será feito o trabalho na Avenida Barão do Rio Branco, iniciado há cerca de duas semanas. Segundo o prefeito, para evitar todo transtorno no trânsito e para o comércio local, a obra será feita em etapas. “Primeiro vamos fazer 200 metros. Faz tudo e termina, liberando o tráfego. Depois continuaremos da mesma forma até que ela se encerre”.

Uma das preocupações é com a qualidade do trabalho. “Na Avenida Brasil há vários problemas, inclusive no asfalto que foi feito. Aqui vamos fiscalizar para que isso não ocorra”.