Cotidiano

Obra facilita transporte de pacientes

A área de pouso provável do helicóptero do Samu, junto à Unidade de Pronto-Atendimento da Vila Becker, foi utilizada pela primeira vez no fim de semana. A estrutura foi usada para o transporte de um paciente da Upa da Vila Becker para o hospital Salete, em Cascavel.

“Ficou muito mais fácil e prático, dando mais qualidade e segurança no atendimento. Melhorou muito a acessibilidade e facilitou o transporte do paciente”, comentou o médico Fernando Lima, que acompanhou o transporte do paciente. Segundo ele, o espaço antes existente também era utilizado, mas de grama e com algumas irregularidades no solo. Além disso, o transporte de paciente na maca também era mais difícil, pela irregularidade do terreno. Com a rampa de acesso à base de pouso também ficou mais fácil o transporte, dispensando o uso da ambulância. “O paciente é trazido de maca da UPA sem qualquer dificuldade”, acrescentou o médico.

O piloto do helicóptero do Samu, Marcelo Lunelli, também elogiou a estrutura. “Ficou muito bom. Dá mais segurança ao paciente e também à população”. A pista de pouso foi construída pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural e exigiu um investimento de R$ 77.580,40. Os recursos aplicados eram do orçamento do município, a partir de uma devolução feita pela Câmara de Vereadores.

O Legislativo devolveu R$ 500 mil ao município, que são usados na área de saúde. Parte dos recursos foi utilizada para a construção da pista e o restante para o pagamento de horas-extras para médicos e dentistas, visando a reduzir a lista de espera por tratamento odontológico e consultas especializadas. A área de pouso tem 400 metros quadrados e também foi construída uma rampa de acesso, nos fundos da UPA, de 321 metros de distância.