Cotidiano

Obra de revitalização da Rua Xavantes em Cascavel está 50% concluída

A reurbanização do local compreende o alargamento da via de 9 metros para 12 metros, entre outras melhorias

Obra de revitalização da Rua Xavantes em Cascavel está 50% concluída

Com o avanço das obras na Rua Xavantes, uma das principais do bairro Santa Cruz em Cascavel, o cenário na região Oeste do Município está diferente, alçando a via ao status de Avenida.

As máquinas estão na pista desde abril em função das obras de revitalização no trecho entre a Rua Caiçaras até a Rua Públio Pimentel. A reurbanização do local compreende o alargamento da via de 9 metros para 12 metros, asfalto, sinalização de trânsito, acessibilidade, calçadas em paver e arborização. A extensão da obra chega a 1,8 km. Conforme a última medição, a obra já ultrapassa os 50% de conclusão.

A entrega da reestruturação está prevista para 210 dias após o início dos trabalhos, ou seja, ainda este ano os cascavelenses da região já desfrutarão de uma Avenida revitalizada. “Finalmente temos uma gestão que se lembrou do bairro Santa Cruz. Há um pequeno incomodo com a sujeira, mas isso é o de menos, só de ver que a obra realmente está andando já dá um baita orgulho. É mais segurança e até mesmo mais valorização para os terrenos da região”, comenta a moradora do bairro há mais de 15 anos, a empresária Marinalva Carminatti, que mora justamente no trecho onde as máquinas estão atuando no momento.

O aposentado Valdivino Gonçalves tem mais de 40 anos da sua vida ali no bairro Santa Cruz. É um dos moradores mais antigos da região e se enche de orgulho para dizer que foi um dos pioneiros do bairro. Hoje, ele começou o dia varrendo a nova calçada em paver que já está concluída em frente à sua casa. “Quando fica bonita assim do jeito que está, dá até gosto de cuidar.

Com um investimento de mais de R$ 4,8 milhões, a reurbanização facilitará o tráfego na Xavantes, que se tornou uma via bastante movimenta devido à localização próxima a instituições de ensino e seu intenso comércio.

Em função da obra, no total, 162 árvores serão retiradas. Porém, a administração municipal reforça seu compromisso em levar desenvolvimento, sem prejudicar o meio ambiente, por isso, serão replantadas 279 árvores.