Cotidiano

Obra de duplicação de R$ 69 milhões ainda não saiu do papel

No entanto, o empreendimento, que visa a melhora no tráfego de veículos nessa região, ainda não tem data para começar a ser executado

Cascavel – As obras de duplicação do Contorno Oeste até o acesso da Avenida Brasil, em Cascavel, preveem a construção de pista dupla em 19 quilômetros, a um custo de R$ 69 milhões, segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). No entanto, o empreendimento, que visa a melhora no tráfego de veículos nessa região, ainda não tem data para começar a ser executado.

O contrato de duplicação, embora assinado, está em sua primeira fase, com elaboração e aprovação do projeto. Somente após esta etapa – que não tem data para ser finalizada – é que as obras iniciam. 

A obra licitada via RDCi (Regime Diferenciado de Contratações Públicas – Integrado) deve ser entregue em 2019 pelo consórcio Dalba/Concresolo, de acordo com o Dnit. Os avanços, porém, ainda não são percebidos, já que no local nada foi feito. A duplicação deste trecho foi anunciada meses antes das obras de extensão de 73,4 quilômetros da BR-163, entre Cascavel e Capitão Leônidas Marques. Neste caso, o cenário é bem diferente, já que pouco mais de 14 quilômetros estão prestes a ser finalizados.

Extensões

A duplicação vai atingir 14,3 quilômetros entre as rodovias BR-277 e BR-467, além de outros 4,7 quilômetros em uma extensão da Avenida Brasil.

A empresa vencedora da licitação, o consórcio Dalba/Concresolo, foi conhecida ainda em dezembro de 2015, durante a abertura dos envelopes na superintendência do Dnit, em Curitiba.