Cotidiano

Objeto misterioso é fotografado cruzando a Lua durante eclipse

luaobjeto.jpg

RIO ? Na noite da última sexta-feira, astrônomos de todo o mundo miraram suas lentes para a Lua, para observarem o eclipse penumbral. O porto-riquenho Luis G. Verdiales, da Sociedade de Astronomia do Caribe (SAC) foi um deles, mas ele flagrou algo além do fenômeno natural.

? Hoje (sexta-feira) presencial algo não usual. Conectei minha câmera ao meu telescópio para captar o eclipse penumbral da Lua a partir de uma praia em Loíza, e enquanto rastreava a Lua, apareceu este objeto redondo movendo-se lentamente ? afirmou Verdiales, que conseguiu capturar quatro fotografias do objeto.

A análise dos astrônomos da SAC concluiu que Verdiales fotografou um globo na estratosfera, que visto a partir de sua perspectiva, cruzava em frente à Lua.

O astrofotógrafo Efraín Morales realizou uma análise dos pixels para confirmar a veracidade das imagens. Após negativar as imagens, com o zoom pode concluir que se tratava da silhueta de um globo.

lua.jpg

Continuando a investigação, Eddie Irizarry vasculhou o ?FlightRadar24? para ver se havia alguma informação de voos programados naquele momento, sobre a região de Loíza, e descobriu que um balão do Projeto Loon, do Google, estava sobrevoando a região leste de Porto Rico, a cerca de 18 mil metros de altitude.

Com programas de localização de objetos astronômicos, os investigadores analisaram a perspectiva a partir de Loíza, onde as imagens foram captadas, em relação à Lua, e perceberam que a orientação para o balão do Google eram coincidentes.

?Concluindo, o sr. Luis G. Verdiales teve a sorte de poder captar um globo na estratosfera passando em frente à Lua a partir de sua perspectiva, no momento em que fotografava o eclipse penumbral da Lua?, disse a SAC, em comunicado. ?Seguramente, levou um susto?.