Cotidiano

Objetivo é que o crédito cresça ?de forma sustentável?, diz presidente do BC

BRASÍLIA – O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse que a autoridade monetária busca uma redução estrutural e sustentável do custo de crédito para que os empréstimos voltem a crescer juntamente com a economia. Ele apresenta, na manhã desta terça-feira, as propostas do BC para derrubar o custo dos empréstimos no Brasil. Sem citar o governo Dilma Rousseff – que usou os bancos públicos para forçar a concorrência – essa iniciativa é diferente do que foi feito no passado.

? Não queremos mais experimentos voluntaristas que levam à queda, mas depois a gente sabe que volta ? afirmou o presidente do BC num seminário com a presença de economistas e ex-dirigentes do Banco Central. Ilan ainda acrescentou:

? Nosso objetivo é que o crédito continue crescendo junto com o crescimento da economia, de forma sustentável.

Armínio Fraga, ex-presidente e ex-chefe de Ilan no BC, lembrou que apenas o fato de passar a divulgar os dados do chamado spread bancário – a diferença entre o custo do dinheiro para o banco e por quanto ele repassa aos clientes – chamou a atenção da sociedade para o tema.

Agora, segundo ele, é importante aumentar a eficiência do sistema para reduzir o custo dos empréstimos para famílias e empresas.

? Tem todas as chances de dar certo ? avaliou o ex-presidente do BC, que completou:

? Parece ser uma iniciativa correta e no momento certo. Vai dar certo e será muito bom ao país.