Cotidiano

Obama: Trump não tem conhecimento ou honestidade básica para ser eleito

CAROLINA DO NORTE ? Horas após a Casa Branca dizer que as declarações em que o candidato republicano, Donald Trump, afirmava ter apalpado mulheres constituem agressão sexual, eram repugnantes e davam conta de um suposto abuso sexual, o presidente Barack Obama ressaltou suas duras críticas ao magnata: na Carolina do Norte, disse que o rival provou repetidamente não ser capaz de se tornar presidente, e que não tem sequer a honestidade requerida para cogitar assumir o cargo. Trump

? Nas corridas com John McCain e Mitt Romney (seus rivais republicanos em 2008 e 2012, respectivamente), discordamos de políticas, mas nunca pensei que eles não tivessem honra. Mas Trump não tem o temperamento, o julgamento e, aparentemente, o desejo de obter o conhecimento ou a honestidade básica que um presidente precisa ter. E isso era verdadeiro antes mesmo de ouvirmos suas atitudes sobre as mulheres ? disse ele em comício de Hillary.

As afirmações de Trump, captadas por um microfone aberto 11 anos atrás e divulgadas na última sexta-feira, atraíram críticas de republicanos e democratas. Ele caiu nas pesquisas após o episódio.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse na terça-feira a repórteres, a bordo do Air Force One, que Obama considerara os comentários repugnantes.

A terça-feira foi marcada por trocas de acusações entre republicanos e democratas. E Trump respondeu à perda de apoio do líder republicano Paul Ryan, que, segunda-feira, disse que não fará campanha ou defenderá o magnata. Segundo o candidato à presidência, seu novo desafeto é fraco e, a menos de quatro semanas das eleições, garantiu estar livre dos grilhões partidários.

Trump usou o Twitter para chamar de Ryan de “fraco e líder incompetente”:

‘Que bom que me tiraram os grilhões, agora posso lutar pelos Estados Unidos da maneira que eu quero’, escreveu o candidato republicano.

Desde o início, a relação entre Trump e a direção republicana tem sido tensa. E, à medida em que a democrata Hillary Clinton sobe nas pesquisas, a relação do republicano com a cúpula partidária esfriou ainda mais.

“Os R (republicanos) desleais são de longe mais difíceis que a Hillary Malandra. Te atacam de todos os lados. Não sabem como vencer – Vou ensinar a eles”, atacou Trump.

Numa pesquisa nacional divulgada nesta terça-feira, a Reuters/Ipsos mostra oito pontos de vantagem para Hillary, e 20% dos republicanos dizendo que os comentários desqualificam Trump para disputar a Presidência. Na semana passada, Hillary tinha cinco pontos de vantagem.

62082488_Cuban-born Lilia Morraz of Miami demonstrates with other supporters of Republican president.jpg