Cotidiano

Obama se une a comício de Hillary em impulso a campanha democrata

201607051555255731_RTS.jpg CHARLOTTE, EUA ? Em uma etapa crucial da corrida à Casa Branca, o presidente americano, Barack Obama, participa pela primeira vez nesta terça-feira de um ato de campanha de Hillary Clinton. Ele desembarcou ao lado da democrata em Charlotte, na Carolina do Norte, para relançá-la na disputa contra o republicano Donald Trump. Este é o primeiro de uma série de comícios destinados a mobilizar o eleitores que apoiam Obama ? sobretudo vindos das minorias em estados cruciais para definir as eleições de novembro.

Logo que subiu no palanque, Hillary não perdeu tempo para apresentar o presidente, que sentou ao seu lado em frente à multidão de apoiadores:

? Tive muito orgulho em servir ao presidente como secretária de Estado, mas também o conheço como amigo. Foi uma honra estar com ele nos tempos bons e ruins. É alguém que nunca esquece de onde veio ? disse Hillary. ? Minha estima por ele só continuou a crescer, assim como minha admiração por sua brilhante mulher, Michelle, e as incríveis filhas que eles criaram.

Hillary, que viajou junto a Obama no avião presidencial Air Force One, tenta impulsionar sua campanha enquanto enfrenta uma polêmica por conta das revelações relacionadas ao uso da sua conta privada de e-mail quando era secretária de Estado. No sábado, a ex-primeira-dama depôs por mais de três horas ao FBI, que realiza uma investigação sobre o caso.

A três semanas da convenção democrata da Filadélfia, em que Hillary deverá ser proclamada a candidata democrata à Casa Branca, os republicanos aproveitaram o caso para questionar a confiabilidade e a seriedade de Hillary. Ela vem sendo alvo de ataques do seu maior rival, o republicano Donald Trump, que já se envolveu em uma série de polêmicas por conta das suas fortes declarações na campanha presidencial.

A expectativa é que Hillary busque tirar partido da presença do presidente em seu ato desta terça-feira para reorientar sua campanha a temas econômicos, sociais e de política externa. Na sexta-feira, o vice-presidente americano, Joe Biden, participará em outra atividade ao seu lado na Pensilvânia.

O apoio de Obama pode ser vital para Hillary. Embora todas as pesquisas a coloquem como favorita, sua vantagem sobre Trump vem diminuindo. A última pesquisa NBC News/Wall Street Journal revelou que, para a opinião popular, Trump derrota Hillary por 41% a 25% em matéria de honestidade e confiabilidade.

“Ansiosa para partir em campanha junto a @POTUS”, escreveu no Twitter. POTUS é o acrônimo de “President of the United States” (Presidente dos Estados Unidos).

Em junho, o presidente Barack Obama endossou a candidatura de Hillary Clinton à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. Ele gravou um comercial, que foi exibido nas redes sociais, com palavras de apoio à sua campanha:

? Eu não acredito que já tenha existido alguém tão qualificado para chefiar este gabinete ? afirmou Obama em referência a Hilllary. ? Ela tem a coragem, a compaixão e o coração para garantir que o trabalho seja feito.

Obama ainda elogiou Hillary por ter ocupado o cargo de secretária de Estado em seu governo, após uma campanha eleitoral duramente disputada contra o atual presidente.

? Estou com ela.