Cotidiano

Obama se reúne com democratas para proteger sua reforma da saúde

WASHINGTON ? Em seus últimos dias de mandato, o presidente dos EUA, Barack Obama, se reúne nesta quarta-feira com congressistas democratas no Capitóilo para tentar garantir a sobrevivência da sua reforma do sistema de saúde. O objetivo é preparar uma estratégia para salvar o Obamacare, alvo de críticas do seu futuro sucessor ? o presidente eleito, Donald Trump, que assumirá o poder em 20 de janeiro.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, o encontro de Obama com senadores e deputados democratas traçará táticas principalmente para discutir como contra-argumentar o manifesto objetivo republicano para revogar o Affordable Care Act (ACA), conhecido como Obamacare.

Enquanto isso, o futuro vice-presidente dos EUA, Mike Pence, visitou o Congresso para, por sua vez, se reunir com republicanos. Nesta reunião, a conversa é justamente sobre como substituir a políticade saúde implementada por Obama em seu governo.

? Estamos focados em revogar e substituir o Obamacare ? disse Pence na terça-feira. ? Procuramos uma legislação para nos dar as ferramentas para reduzir o fluxo de papelada e regulação que estão estrangulando os empregos americanos.

No entanto, enquanto a oposição republicana ao Obamacare é clara, a sua fórmula para mudar o sistema não é evidente. A Casa Branca aposta que os eleitores americanos vão reagir com fúria se Trump retirar de milhões a cobertura médica sem uma alternativa viável.

? Não me surpreende que haja alguns republicanos preocupados sobre a extensão do impacto que poderia ter sobre os seus partidários a revogação do Obamacare ? disse Earnest. ? Sabemos que há pessoas em todo o país que se beneficiam desta lei, que estão protegidos por esta lei, cujas vidas foram salvas por esta lei.