Cotidiano

Obama reforça união nacional contra o terrorismo: 'Não vamos ceder ao medo'

WASHINGTON ? Para lembrar as vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que completam 15 anos neste domingo, o presidente dos EUA, Barack Obama, participa de uma cerimônia no Pentágono, em Washington. O mandatário liderou um minuto de silêncio mais cedo, às 08h46 (horário local), para marcar o momento exato em que o primeiro avião atingiu uma das torres gêmeas em Nova York. Naquele dia, quatro aviões colidiram contra as duas torres gêmeas, o Pentágono e um campo da Pensilvânia.

Em seu discurso, Obama ressaltou que afirmou que o país jamais cederá frente ao medo, embora os terroristas tentem assustar a população e fazê-la mudar seu modo de viver.

? Grupos como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico sabem que eles nunca serão capazes de derrotar uma nação forte como os EUA. Então eles tentam nos aterrorizar na esperança de que vamos nos virar uns contra os outros, mudar que somos ou como vivemos ? disse o presidente. ? Nós não vamos ceder ao medo.

O presidente também lembrou o trabalho de militares e autoridades de segurança que, desde os atentados que marcaram a História dos EUA, trabalham contra as ameaça terrorista no país ? que, segundo Obama, evoluiu neste período. Ele citou os ataques que neste período atingiram Boston, Chatanooga, San Bernardino e Orlando. Estas cidades viveram tiroteios fatais vinculados ao terrorismo que chamaram a atenção do mundo.

Os atentados foram conduzidos peo grupo terrorista Al-Qaeda. O seu líder, Osama bin Laden, foi aniquilado quase uma década depois pelas forças americanas em uma operação militar no Paquistão.