Cotidiano

Obama reduz sentença de 98 condenados à prisão

WASHINGTON – O presidente dos Estados Unidos Barack Obama reduziu a sentença de 98 condenados à prisão por delitos ligados a tráfico de drogas em sua mais recente rodada de comutações, incluindo para 42 pessoas que serviam prisão perpétua, informou a Casa Branca nesta quinta-feira.

Apenas este ano, o chefe de Estado já concedeu 688 comutações, chegando a um total de 872 até o atual momento de seu mandato, que termina em 20 de janeiro.

?São pessoas, muitas das quais cometeram erros enquanto jovens, que trabalharam diligentemente para se reabilitar enquanto encarceradas?, explicou o conselheiro da Casa Branca, Neil Eggleston em comunicado.

As comutações são parte da pressão de Obama para reformar o sistema de justiça criminal a fim de reduzir o número de pessoas servindo sentenças de prisão perpétua por crimes não violentos ligados a drogas.

Obama e um grupo bipartidário de legisladores no Congresso americano tentaram analisar a legislação para diminuir a pena mínima obrigatória, mas os esforços estagnaram diante da eleição presidencial de 8 de novembro.