Cotidiano

Obama: Preocupações sobre Trump no exterior são legítimas

Obama Japan G7 SummitTÓQUIO ? Os líderes mundiais que estão preocupados com o provável candidato à Casa Branca Donald Trump têm boas razões para se sentirem assim, afirmou nesta quinta-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à margem da cúpula do G7 no Japão. Em uma entrevista coletiva, o mandatário falou sobre as primárias presidenciais nos EUA, e disse que os líderes mundiais estão surpresos com o magnata e não sabem até que ponto podem levar as suas palavras a sério.

Obama denunciou ainda a ?ignorância de Trump em assuntos internacionais?, com propostas que contrasta com a ideia de tornar os Estados Unidos um país mais seguro.

? Muitas das propostas que apresentou demonstra uma ignorância dos assuntos internacionais ou uma atitude de desdém ? declarou o presidente na cidade japonesa de Ise-Shima, onde será realizada a cúpula do G7.

Sobre sua visita a Hiroshima, a cidade japonesa devastada em 1945 por uma bomba atômica americana, Obama disse que a intenção é destacar o ?risco real? de armas nucleares.

? Quero enfatizar mais uma vez os riscos muito reais que existem e o sentido de urgência que todos nós devemos ter ? acrescentou.