Cotidiano

Obama perdoa peru em ritual de Ação de Graças nos EUA

peru.jpg

WASHINGTON ? O presidente dos EUA, Barack Obama, entrou no clima dos feriados nesta quarta-feira com uma cerimônia da Casa Branca. Na véspera do Dia de Ação de Graças, ele cumpriu a tradição dos americanos de perdoar um peru. Desta vez, no entanto, as suas filhas, Malia e Sasha, foram substituídas no evento anual pelos seus sobrinhos pesquenos, Austin e Aaron Robinson.

A cerimônia aconteceu no jardim da Casa Branca e teve dois perus crescidos no estado de Iowa: Tater and Tot. Foi só o último que recebeu o indulto formal, o que representaria normalmente que ele não será utilizado na refeição de quinta-feira. Mas, neste caso, os dois animais serão perdoados e nenhum deles será sacrificado, segundo a Casa Branca.

O presidente brincou sobre a ausência das suas filhas neste ano, dizendo que sempre fazia de tudo para envergonhar as suas filhas com piadas ruins sobre perus:

? Neste ano, elas tinham um problema nas suas agendas. Na verdade, elas não aguentavam mais as minhas piadas ? disse Obama, que também se mostrou contente pela presença dos sobrinhos na festa.

A Casa Branca resolveu envolver os internautas na cerimônia e criou uma votação no Twitter para decidir qual dos dois seria perdoado. Foram disponibilizadas até mesmo duas biografias sobrecada um dos animais para ajudar na decisão. Por exemplo, o lanche favorito de Tater são minhocas. E Tot, enquanto isso, prefere pedaços de tomate. Cada uma das aves de 18 semanas de vida pesa cerca de 18 quilogramas.

APELO CONTRA DIVISÕES

A cerimônia também foi uma chance para que Obama refletisse sobre o espírito de Ação de Graças. O presidente disse que é hora de lembrar que os americanos têm muito mais coisas que podem uni-los do que dividi-los.

Obama também desafiou os EUA a mostraram para o mundo que podem ser um país generoso, garantindo que todos tivessem algo para comer no feriado de amanhã.

Após a cerimônia, a família presidencial se dirigiria a um evento comunitário onde faria trabalho voluntário.