Cotidiano

Obama: ?Nossa democracia é maior que uma só pessoa?

ATENAS ? O presidente dos EUA, Barack Obama, começou seu último dia em Atenas com um passeio pela Acrópole, um dos monumentos mais famosos do mundo. Em seguida, fez um discurso em defesa dos princípios democráticos dentro e fora do seu país, reforçando o seu apelo contra os discursos ultranacionalistas de exclusão de minorias. Enquanto tenta acalmar líderes internacionais sobre o futuro das políticas externas americanas no governo do seu futuro sucessor, Donald Trump, o chefe da Casa Branca ressaltou o papel da boa diplomacia para evitar conflitos internacionais e combater o terrorismo e o fundamentalismo ? e afirmou que a democracia do seu país é maior do que uma só pessoa.

Em seu discurso, Obama voltou a ressaltar o forte papel da Grécia na crise de refugiados, um país que se vê sobrecarregado pelo grande fluxo de pessoas que chegam para serem abrigadas em acampamentos improvisados. E ressaltou que a democracia no país é essencial para garantir a estabilidade Na véspera, ele pediu que a Europa se mantenha forte e seja capaz de se unir para lidar com a questão migratória global.

? Nossa democracia mostra que somos mais fortes que terroristas, fundamentalistas e absolutistas: que não podem tolerar ideias diferentes das suas, tentam mudar o modo de vida das pessoas pela violência e nos faria trair nossos valores. As democracias são mais fortes do que o Estado Islâmico porque são inclusivas. Somos capazes de receber pessoas e democracias em necessidade em nosso país. E não há lugar onde isso seja mais evidente do que na Grécia. A generosidade das pessoas com os refugiados inspira o mundo, o que não significa que vocês deveriam ser deixados sozinhos. Mas o fato de vocês serem uma democracia abre o coração de vocês.