Cotidiano

Obama: ?Não estamos tão divididos quanto parece?

USA-POLICE

DALLAS ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,participou nesta terça-feira do funeral dos cinco policiais mortos em Dallas na semana passada. Os agentes foram alvo dos disparos de um franco-atirador em uma manifestação contra a violência policial. O país tenta digerir uma semana de violência e tensões raciais, em que comunidades americanas se mobilizaram em protestos após as anteriores mortes de dois homens negros por policiais brancos em Louisiana e Minnesota.

Em um discurso emocionado, Obama contou as histórias dos cinco policiais mortos e elogiou o trabalho do Departamento de Polícia de Dallas nos protestos da última semana.

? Eu estou aqui para dizer que devemos rejeitar tal desespero. Eu estou aqui para insistir que não estamos tão divididos como nós parecemos ? disse o presidente.

A bordo do Air Force One, a caminho de Dallas, Obama ligou para as famílias de Alton Sterling e Philando Castile, mortos por policiais na última semana, para prestar condolências.

O discurso de Obama ? acompanhado pelo vice-presidente Joe Biden e o ex-presidente George W. Bush ? está sendo visto como uma prova de liderança na etapa final de sua Presidência.

Há oito anos, seu carisma e habilidade para inspirar o levaram a ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, e geraram a esperança de que o país superaria algumas de suas mais arraigadas divisões sociais.

Os Estados Unidos já estão familiarizados com a violência armada, mas no momento se encontra num momento muito delicado.

De Charleston a Orlando e Dallas, foram registradas este ano várias mortes motivadas pelo ódio racial ou contra as minorias.

Os massacres provocaram repúdio generalizado, mas não um objetivo comum, já que um controle das armas continuam sendo um assunto que gera divisões no Congresso americano.