Cotidiano

Obama muda o foco para a corrida pelo Senado

US-VOTE-DEMOCRATS-OBAMA-G0I2VGTP4.1.jpg

LAS VEGAS – O presidente Barack Obama fez campanha neste domingo em favor da candidata democrata Hillary Clinton no estado de Nevada, mas gastou a maior parte do tempo falando da disputa pelo Senado. Os democratas querem desesperadamente recuperar o controle do Senado, atualmente sob controle dos republicanos, e têm enviado o presidente, a primeira-dama Michelle Obama e o vice Joe Biden a estados em que disputas acirradas podem garantir essa conquista.

Em Nevada, Obama fez graça com o republicano Joe Heck, que já foi senador por três mandatos. O presidente lembrou que Heck apoiava o candidato republicano Donald Trump até o início deste mês, quando a campanha do bilionário entrou em crise com a divulgação de um vídeo no qual Trump fazia comentários grosseiros em relação a mulheres.

– Em entendo que Joe Heck agora deseje jamais ter dito as coisas que disse a respeito de Trump, mas elas estão gravadas – , disse Obama, referindo-se ao elogios do senador ao candidatos republicano.

Foi o segundo evento de campanha consecutivo em que o presidente gastou o mesmo tempo falando das campanhas para o Senado e para a presidência. Três dias atrás, Obama criticou duramente o senador republicano pela Flórida Marco Rubio – que tem uma pequena vantagem sobre o candidato democrata Patrick Murphy – por não ter repudiado Trump após as polêmicas.

Nas eleições de 2008 e 2012, Obama foi o mais votado em Nevada. Hoje, pesquisas mostram Hillary Clinton com 45,4% das intenções de votos, contra 41,3% de Trump. A vaga de Nevada no Senado é considerada a única que os republicanos podem tirar dos democratas, já que o atual ocupante, o democrata Harry Reid, decidiu se aposentar. O partido de Obama tenta manter a cadeira com Catherine Cortez Masto, que foi procuradora-geral de Nevada por dois mandatos e que, se for eleita, será a primeira senadora latina pelo estado. Segundo as pesquisas, ela lidera a disputa por uma marge de apenas 2,3 pontos percentuais.

– Não podemos eleger Hillary e deixá-la a mercê de um Congresso inoperante – disse Obama.

Nas duas semanas que faltam para as eleições de 8 de novembro, Hillary tem declarado que pretende fazer campanha para correligionários que disputam vagas no Legislativo e nos estados.

– Vamos enfatizar a importância de eleger democratas em todos os níveis – disse ela a repórteres neste domingo.

Até o momento, Obama já gravou mensagens de apoio no rádio e na TV para 17 candidatos democratas ao Senado e à Câmara, e representantes do partido já avisaram que mais apoios virão. O presidente também fez campanha para três candidatos a governador e cerca de 150 democratas que disputam os Legislativos estaduais.