Cotidiano

Obama ironiza Trump em campanha para Hillary: 'Política não é só Twitter'

CLEVELAND ? Em um comício para defender a candidatura da democrata Hillary Clinton, o presidente dos EUA, Barack Obama, fez duras críticas ao republicano Donald Trump. Logo no início do seu discurso, o chefe da Casa Branca rechaçou as recentes declarações constrangedoras do magnata sobre seus métodos para seduzier mulheres, vazadas em um áudio de 2005. E pediu que os eleitores não caiam na conversa do republicano, que, em suas palavras, tenta “intoxicar” a política americana.

No discurso, Obama defendeu a igualdade de gênero e valorizou o trabalho das mulheres. Ele repetiu que Hillary é a pessoa mais qualificada que já houve para ocupar a Presidência ? acrescentando que a candidata supera ele mesmo e o seu marido, o ex-presidente Bill Clinton.

? Não queremos ensinar aos nossos filhos o tipo de coisa que temos ouvido na televisão. Uma das medidas de qualquer sociedade é o tratamento às suas mulheres e crianças: com respeito e dignidade ? disse Obama. ? Só há um candidato nessa corrida que dedicou sua vida à visão de um país melhor: a próxima presidente dos EUA, Hillary Clinton.

Em suas críticas a Trump, o presidente disse que o magnata tenta intoxicar a política americana. Ele também questionou a falta de proposta concretas do republicano, relembrando que o empresário perdeu quase U$ 1 bilhão em um ano.

Na hora de criticar o rival de Hillary, Obama não economizou no tom sarcástico, chegando a dar risadas para imitar o seu discurso. Ele ironizou as acusações do magnata contra o presidente e a ex-secretária de Estado ? incluindo que eles teriam criado o Estado Islâmico (EI) ou que Obama teria nascido fora dos EUA.

? Ele tentou passar o tempo todo tentando convencer o mundo de que ele era rico. E agora quer dizer que vai trabalhar pelos trabalhadores? Ah, por favor…! ? declarou, pedindo que os eleitores não caiam na conversa de Trump.

O presidente ainda citou o discurso forte e agressivo de Trump para elogiar a postura de Hillary, argumentando que ela sabe manter a calma e o respeito a todos.

? Ela não aponta dedos ou reclama. Ela apenas não desiste e faz o trabalho. Não é isso que vocês querem de um presidente? O seu oponente parece no meio de um jogo criando desculpas para explicar porque está perdendo. Se você é forte, você não reclama do jogo. Você apenas joga o jogo.

Além disso, Obama criticou os republicanos que continuam a apoiar o magnata, mesmo depois de tantas polêmicas envolvendo a sua campanha. Nos últimos dias, dezenas de correligionários de Trump retiraram seu apoio à sua candidatura por causa do vazamento das suas declarações sexistas no passado.