Cotidiano

Obama: História julgará o enorme impacto de Fidel no mundo

2016 897725963-201603221133006671_RTS.jpg_20160322.jpgWASHINGTON – Numa referência à célebre frase de Fidel Castro que dizia que a História o absolveria, o presidente americano, Barack Obama, disse que a História julgará o impacto do ex-líder cubano no país e no mundo. Num comunicado, ele prestou condolências à família Castro e ressaltou o fato de que os países realizaram avanços significativos na relação após décadas de tensões.

?Neste momento da morte de Fidel Castro, estendemos a mão ao povo cubano. A História recordará e julgará o enorme impacto desta figura singular no povo e no mundo a seu redor?, escreveu o chefe de Estado.

Segundo Obama, durante sua Presidência, trabalhou-se para ?deixar para trás o passado?, construindo um futuro em cima do que os países têm em comum.

Depois de um histórico anúncio em dezembro de 2014, os Estados Unidos restauraram formalmente os laços diplomáticos com Cuba em julho de 2015 e reabriram sua embaixada em Havana um mês depois, em uma reaproximação que pôs fim a mais de meio século de uma inimizade desde a Guerra Fria. Em março deste ano, Obama fez uma visita a Cuba para marcar a consolidação do degelo.