Cotidiano

Obama faz sua última homenagem de Natal a tropas militares no Havaí

USA-OBAMA_CHRISTMAS-GO7326F28.1.jpg

KANEOHE BAY, Havaí ? Durante oito anos, o presidente dos EUA, Barack Obama, liderou tropas militares em confrontos fora do país. Foi o único chefe da Casa Branca na História a servir dois mandatos completos com a nação em guerra. No domingo, ele prestou a última das suas tradicionais homenagens de Natal como presidente aos militares no Havaí ao lado da primeira-dama, Michelle Obama. Em clima nostálgico, ele agradeceu aos homens e mulheres do seu país que combatem o Estado Islâmico (EI) até mesmo nos feriados de fim de ano.

Seguindo a tradição, o casal presidencial visitou a base dos Marines de Kaneohe, perto da residência de frente para o mar em que a família fica hospedada durante as férias de fim de ano em Kailua, ao nordeste da ilha de Oahu. Durante o encontro, o presidente afirmou que conversou no sábado com os regimentos enviados ao Iraque e Afeganistão, incluindo alguns que estão em missão para derrotar o grupo Estado Islâmico.

? Apesar desta ser a última vez que me dirijo a vocês como presidente, quero que saibam que, como cidadão, minha gratidão seguirá intacta ? disse. ? O privilégio da minha vida foi ter sido seu comandante em chefe ?? disse Obama.

O presidente democrata reiterou que continuará visitando a base do Havai, estado do Pacífico em que nasceu e passou a maior parte da infância e adolescência. Em 20 de janeiro, Obama deverá sucedido pelo republicano Donald Trump, após oito anos na Casa Branca.

? Acredito que tenho algum direito como ex-presidente ? brincou. ? Poderei continuar usando o ginásio e o campo de golfe, claro.