Cotidiano

Obama expressa a Netanyahu preocupações com assentamentos

US-PRESIDENT-OBAMA-HOLDS-BILATERAL-MEETING-WITH-ISREALI-PRIME-MINOVA YORK ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, preocupações sobre assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada e disse esperar que os Estados Unidos possam continuar a ajudar no alcance da paz entre israelenses e palestinos. Os dois líderes se encontraram nesta quarta-feira à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

? Claramente há um grande perigo não apenas de terrorismo, mas também violência ? disse Obama no início do que provavelmente será sua última reunião como presidente com Netanyahu. ? Nós temos preocupações em torno da atividade de assentamentos. E a nossa esperança é que possamos continuar a ser um parceiro eficaz de Israel na busca de um caminho para a paz.

O presidente americano, que deixa o cargo em janeiro, fez referência a um acordo de ajuda militar, reforçando o sólido laço entre os países.

? É um momento muito difícil e perigoso no Oriente Médio, e queremos ter certeza de que Israel tem todos os recursos de que necessita para manter o povo de Israel seguro ? acrescentou Obama.

Netanyahu, que cultivou uma relação difícil com Obama durante esses anos, disse que o maior desafio é o fanatismo.

? O maior desafio é, claro, o fanatismo incessante. A maior oportunidade é avançar para… paz. Esse é um objetivo que eu e o povo de Israel nunca vamos desistir. Tivemos a sorte que em perseguir essas duas tarefas, Israel não tem melhor amigo do que os Estados Unidos ? destacou Netanyahu.