Cotidiano

Obama: EUA nunca aceitarão a Coreia do Norte como um país nuclear

WASHINGTON ? A Casa Branca publicou na manhã desta sexta-feira uma declaração condenando o novo teste nuclear da Coreia do Norte. Lembrando que se trata do único país que fez testes neste século, o governo americano afirmou que os Estados Unidos ?nunca? aceitarão a Coreia do Norte como um país nuclear e que o país ficará ainda mais isolado.

?Como comandante-em-chefe, eu tenho uma responsabilidade de proteger o povo americano e garantir que os Estados Unidos estão levando a comunidade internacional a responder a esta ameaça e outras provocações da Coreia do Norte com determinação proporcional e condenação?, afirmou o presidente Barack Obama em nota.

Obama, que estava retornando de uma visita ao Laos quando o teste ocorreu, já conversou com a presidente da Coreia do Sul e o primeiro-ministro do Japão. Todos concordaram em tratar o assunto no Conselho de Segurança da ONU e criar um sistema anti-mísseis na região.

Ainda na declaração, a Casa Branca disse que o teste significa uma ?grave ameaça à segurança regional e à paz e à estabilidade internacional?.