Cotidiano

Obama envia última mensagem de Ação de Graças como presidente

obama.jpg

WASHINGTON ? Nesta quinta-feira, em que se comemora o Dia de Ação de Graças nos EUA, o presidente americano, Barack Obama, enviou a última das suas tradicionais mensagens para celebrar o feriado. Em um pronunciamento divulgado pelas redes sociais, o chefe da Casa Branca fez um novo apelo pela superação das divisões do país. Obama vem repetindo seu discurso de inclusão ? pedindo para que todos sejam tratados como iguais para que os EUA avancem fortes e unidos ?, sobretudo, desde que o polêmico republicano Donald Trump, com sua retórica de agressão e exclusão, foi eleito no início deste mês para sucedê-lo na Presidência.

O pronunciamento do presidente misturou um tom descontraído ? em que Obama comemorou que hoje é um dia de estar com parentes, peru na mesa e jogos de futebol na televisão ? e uma mensagem mais séria, com um pedido de união para o futuro do país.

? Vamos refletir no que realmente nos une como americanos. Isso nunca foi tão importante. Como país, apenas saímos de uma campanha barulhenta, apaixonada e, em algums momentos, divisiva ? disse. ? Nós focamos no candidato em que apoiamos, e não nos ideais que dividimos. Mas, algumas semanas depois, o Dia de Ação de Graças nos lembra que, apesar das nossas diferenças, somos um povo só e parte de algo maior. obamvideo

IMPORTÂNCIA DA IMIGRAÇÃO

Além disso, Obama reforçou seu discurso de inclusão, em uma posição bastante diferente da adotada por Trump durante a sua campanha presidencial. O presidente lembrou que todos devem ser tratados como iguais. E, ainda, fez uma menção à importância dos imigrantes para a construção da cultura nacional ? um dos temas mais polêmicos da campanha de Trump, uma vez que o magnata trabalhou sobre uma forte retórica anti-imigração enquanto candidato.

? Honramos a todas as pessoas, dos primeiros americanos até os recém-chegados. que continuam a determinar a história do nosso país, a enriquecer a nossa herança e dar fundamento aos nossos valores fundadores. Valores que não devemos esquecer: que, nos EUA, não somos ligados pela raça ou religião de alguém, mas por uma crença em comum de que todos somos iguais ? disse o presidente.

Na quarta-feira, Trump, que é atualmente o presidente eleito dos EUA, também enviou uma mensagem de Ação de Graças. Ele disse esperar que o país comece a curar as suas divisões e avance fortalecido e unido. Mas reconheceu que este será um difícil processo no atual contexto político em que se encontram os EUA.

? Meu pedido é que neste dia de Ação de Graças nós comecemos a curar nossas divisões e avancemos como um país fortalecido por propósitos compartilhados ? declarou o magnata que deverá assumir a Presidência em 20 de janeiro. ? Nós acabamos de terminar uma longa e contundente campanha política. As emoções estão cruas e as tensões não se curam da noite para o dia. Não passa rápido, infelizmente. Trump pede América unida em mensagem de Ação de Graças