Cotidiano

Obama entrega Medalha Presidencial de Liberdade a 21 americanos

obama 1.jpgWASHINGTON ? Em um dos seus últimos atos como presidente, Barack Obama concedeu a Medalha Presidencial de Liberdade – a mais alta honraria civil dos Estados Unidos – a 21 artistas, atletas, cientistas, empresários e filantrópicos na noite desta terça-feira, na Casa Branca.

Obama entregou a prestigiada medalha ao co-fundador da Microsoft, Bill Gates, e sua esposa Melinda, pelo trabalho filantrópico; os ex-jogadores de basquete Michael Jordan e Kareem Abdul-Jabbar; e os atores Tom Hanks, Robert De Niro e Robert Redford.

? A Medalha Presidencial da Liberdade não é apenas a mais alta honraria civil da nossa nação – é um tributo à ideia de que todos nós, não importa de onde viemos, temos uma oportunidade de mudar este país para melhor ? disse o líder americano. A honraria é dada anualmente àqueles que fizeram contribuições proeminentes aos interesses nacionais dos Estados Unidos, à segurança, paz mundial, cultura e outros esforços significativos públicos e privados.

Entre os que receberam a Medalha de Liberdade, estavam Bruce Springsteen e a cantora soul Diana Ross, o arquiteto Frank Gehry e um locutor de baseball, Vin Scully.

O grupo também inclui vários americanos menos famosos, como o falecido líder da comunidade indígena Elouise Cobell e cientista da NASA Margaret H. Hamilton.

obama 2.jpgA apresentadora Ellen DeGeneres foi às lágrimas ao ganhar elogios de Barack Obama e receber a medalha. O presidente destacou a “bravura histórica” da DeGeneres revelando sua sexualidade, chegando a colocar sua carreira em perigo.

? É fácil esquecer agora, quando já chegamos tão longe, onde o casamento é igual perante a lei, quanta coragem foi necessária para Ellen vir a público quase 20 anos atrás. O quão importante, não apenas para a comunidade LGBT, mas para todos nós vermos alguém cheio de bondade e luz. Ellen contesta o que muitas vezes nos divide com as inúmeras coisas que nos unem, nos inspiram sermos melhores ? disse Obama.