Cotidiano

Obama: 'Ensinem as crianças a amar as diferenças'

2016_916362245-201606142133349540_AFP.jpg_20160614.jpg PARQUE NACIONAL YOSEMITE, Califórnia ? O presidente americano, Barack Obama, pediu neste sábado que os pais ensinem seus filhos a amar as pessoas e as suas diferenças ? e não odiar e temer valores distintos dos seus. A declaração vem após uma boate gay de Orlando ter sido alvo do maior ataque armado da História dos EUA, o que aumentou durante a última semana a discussão sobre a homofobia e o controle de armas no país.

Em seu pronunciamento semanal, Obama disse que pensou muito na famílias que tiveram que explicar às cianças a morte de 49 pessoas na casa noturna Pulse.

? Precisamos que nossos filhos nos ouçam falar sobre a importância da tolerância e da igualdade, sobre as ocasiões em que a sua ausência marcou a nossa história e sobre como a maior compreensão melhorará o futuro que eles herdarão ? disse Obama na mensagem antes do Dia dos Pais nos EUA.

O presidente ainda lamentou o silêncio e a falta de ação após ataques armados que já fizeram muitas vítimas fatais. Por isso, pediu aos pais que também falem sobre o perigo das armas às novas gerações.

? Como pais, devemos lembrar que há uma responsabilidade que sempre podemos satisfazer: nossa obrigação de dar a nossos filhos amor e apoio incondicional, mostrar a diferença entre o bem e o mal e ensinar a amar, e não a odiar, além de apreciar nossas diferenças não como algo a ser temido, mas como um grande presente. 201606161738079783_RTS.jpg

CONTROLE DE ARMAS

O presidente neste sábado ainda voltou a criticar a falta de controle de armas nos EUA:

? Depois que vimos pais chorando a morte de seus filhos, não tem sentido que um país não faça nada para impedir a próxima tragédia ? afirmou Obama. ? É inadmissível que autorizemos um fácil acesso a armas de guerra nesses locais.

A comoção causada pelo massacre em Orlando tem motivado políticos nos dois principais partidos americanos a um raro ponto de ação comum, visando ao fortalecimento do controle sobre a venda de armas de fogo no país.

Na próxima segunda-feira, os senadores votarão quatro medidas para a ampliação das verificações de antecedentes nas compras de armas de fogo e limitação à venda de armamentos para pessoas em listas de observação por possíveis ligações com o terrorismo ou de proibição de voo. Duas delas foram apresentadas por democratas, e outras duas, por republicanos.

Na sexta-feira, o vice-presidente Joe Biden pediu ao senadores que ?tenham a coragem de aprovar medidas restritivas de uma vez por todas?.

?Vocês sabem, em seus corações, que essa é a coisa certa a fazer?, apelou Biden num e-mail endereçado ao membros do Senado. ?Vocês sabem que, tomando uma atitude, suas ações têm o potencial de criar um efeito dominó. Tenham a coragem para fazer essas mudanças?.