Cotidiano

Obama e primeiro-ministro japonês homenageiam vítimas de Pearl Harbor

US-JAPAN-DIPLOMACY-HISTORY-WWII

RIO – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, homenagearam nesta terça-feira, no memorial USS Arizona, no Havaí, as vítimas do ataque a Pearl Harbor, cometido há 75 anos. Links Obama

Sete meses depois de visitarem juntos o lugar histórico de Hiroshima, ambos depositaram várias coroas de flores no espaço construído sobre os restos do encouraçado destruído pela Força Aérea japonesa em 7 de dezembro de 1941.

Ali, depositaram várias coroas de flores diante do muro onde estão inscritos os nomes dos 1.177 americanos que perderam a vida no USS Arizona.

Esta é a primeira vez que um primeiro-ministro japonês visita o memorial, construído no começo dos anos 1960.

Após um momento de silêncio, os dois chefes de Estado lançaram pétalas de flores em um poço cavado no meio da estrutura, apoiada na água e através da qual os visitantes podem ver os restos oxidados do USS Arizona.

USA-JAPAN_PEARLHARBOR

Preparado durante meses no maior dos sigilos, o ataque-relâmpago à base americana do Pacífico de Pearl Harbor ? que durou apenas duas horas ? deixou mais de 2.400 mortos e precipitou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Em uma declaração durante as homenagens, Shinzo Abe ofereceu suas “sinceras condolências” às vítimas do ataque a Pearl Harbor.

? Como primeiro-ministro do Japão, ofereço minhas sinceras e eternas condolências aos entes queridos que perderam a vida aqui ? disse Abe, ao lado do presidente americano, Barack Obama. ? Nunca devemos repetir os horrores da guerra.

Abe também agradeceu a “tolerância” com o Japão, ao destacar o poder da reconciliação com os Estados Unidos.

Já Obama destacou o poder do diálogo entre os países.

? Este gesto histórico diz respeito ao poder da reconciliação. Um lembrete de que mesmo os mais profundos ferimentos de guerra podem dar lugar à amizade e à paz duradoura ? pontuou o presidente americano.