Cotidiano

Obama e líderes europeus reforçam compromissos com a Otan

Germany US Obama EUBERLIM ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os líderes europeus reforçaram os laços entre os países durante uma reunião em Berlim nesta sexta-feira, e concordaram em continuar trabalhando de forma conjunta através de organizações multilaterais como a Otan, informou a Casa Branca em um comunicado. Em sua última viagem à Europa antes de deixar o cargo, Obama tentou tranquilizar seus aliados, demonstrando estar ?moderadamente otimista? com o presidente eleito Donald Trump. Depois do encontro, o líder americano viajou para o Peru, onde participará de uma cúpula econômica com os países asiáticos

?Os líderes concordaram com a necessidade de trabalhar coletivamente para avançar na agenda transatlântica, especialmente para trazer estabilidade para o Oriente Médio e o Norte da África, bem como para garantir a resolução diplomática para os conflitos na Síria e no Leste da Ucrânia?, disse a Casa Branca.

O presidente se reuniu na chancelaria de Berlim com chanceler alemã, Angela Merkel, a premier britânica, Theresa May, o presidente de governo espanhol, Mariano Rajoy, o premier italiano, Matteo Renzi, e o presidente francês, François Hollande.

Após a vitória de Trump nas eleições presidenciais americanas, líderes europeus demonstraram preocupação com o futuro das relações com os Estados Unidos e de seu compromisso com a Otan. Durante a campanha eleitoral, o republicano transmitiu uma mensagem protecionista e isolacionista, criticou duramente a Otan e se mostrou favorável a uma aproximação com a Rússia.

? Há algo solene na responsabilidade dessa função (…) que o obriga a concentrar-se, que pede seriedade ? disse Obama em uma entrevista coletiva conjunta com Merkel na quinta-feira, numa tentativa de tranquilizar seus aliados sobre seu sucessor.

Em uma clara advertência a Trump, Obama pediu que ele não minimize a importância da aliança entre Europa e Estados Unidos. O presidente americano elogiou Merkel em várias ocasiões, a quem chamou de parceira extraordinária. No poder há 11 anos, a chanceler alemã pode anunciar neste domingo sua decisão de voltar a se candidatar para um quarto mandato.

Dos cinco líderes europeus que se reuniram com Obama nesta sexta-feira, somente Angela Merkel estava no poder quando ele foi eleito presidente, em 2008. Oito anos depois, sua despedida ocorre em um ambiente de incertezas, marcado pelas incógnitas do futuro governo Trump.