Cotidiano

Obama diz que museu negro pode ajudar a entender protestos nos EUA

USA-MUSEUM_AFRICANAMERICAN (2)WASHINGTON ? O primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou a inauguração do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americanas, neste sábado, para falar sobre os protestos que voltaram a tomar conta de algumas cidades americanas após a morte de dois homens negros, supostamente desarmados, por policiais na última semana. O local, concebido há um século, é dedicado às múltiplas facetas da história dos negros, bem como às suas conquistas.

? A história afro-americana não está separada da nossa grande história americana. Não é a parte inferior da história americana. É parte central ? disse, durante a cerimônia, ao lado de personalidades como o cantor Stevie Wonder e a apresentadora de TV Oprah Winfrey ? Talvez possa ajudar um visitante branco a compreender o sofrimento e a indignação dos manifestantes em lugares como Ferguson e Charlotte.

Trata-se do primeiro museu nacional dedicado a documentar as verdades incômodas envolvendo a opressão sistemática sofrida pelos negros no país, ao mesmo tempo em que homenageia o papel da cultura afro-americana.

? Uma visão clara da história pode nos incomodar (…) mas é, precisamente, a partir deste incômodo que aprendemos e crescemos, e aproveitamos o poder coletivo para tornar esta nação perfeita. E este museu contextualiza os debates do nosso tempo. Mesmo diante de dificuldades inimagináveis, os EUA avançaram.

USA-MUSEUM_AFRICANAMERICANO prédio, próximo à Casa Branca, tem o formato de três pirâmides invertidas e abriga mais de 34 mil objetos, a maioria doados.