Esportes

Obama diz que decisões do COI e da Fifa são 'um pouco manipuladas'

Em uma entrevista divulgada pela revista “New York Magazine”, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, questionou os critérios adotados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela FIFA para a escolha de cidades e países-sede dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, e afirmou que as decisões das duas entidades são “um pouco manipuladas”.

A principal crítica de Obama foi justamente em relação à escolha do Rio como sede da Olimpíada em 2016. Na votação de 2009, uma das candidatas derrotadas foi justamente Chicago, cidade onde Obama morou e estudou. Para o presidente americano, a candidatura de Chicago era melhor que a do Rio no conjunto de critérios.

– Um comitê muito efetivo voou para Copenhague para fazer uma apresentação, e a Michelle (primeira-dama dos EUA) tinha viajado com eles. E eu recebi uma ligação. Disseram que era melhor eu voar para lá pois tínhamos grande chance. Então voamos para lá. Posteriormente, entendemos que as decisões do COI são similares às da Fifa: um pouco manipuladas. No voo de volta, já sabíamos que não tínhamos vencido – disparou Obama

Em 2009, Chicago chegou à final como uma das grandes favoritas, mesmo concorrendo com outras candidaturas fortes, como como Tóquio (sede da Olimpíada de 2020) e Madri. Porém, a cidade americana foi a primeira eliminada na votação do COI. Na sequência, Tóquio ficou de fora. Mesmo não figurando como favorito, o Rio acabou vencendo Madri na votação final, o que chegou a gerar reclamações dos espanhois na ocasião.