Cotidiano

Obama declara estado de emergência federal na Flórida

WASHINGTON ? O presidente americano, Barack Obama, decretou estado de emergência federal na Flórida, prevendo uma possível catastrofe natural. Para o estado da Costa Leste, está prevista a chegada do furacão Matthew na noite desta quinta-feira. A tormenta já deixou mais de cem mortos e um rastro de destruição no Caribe

Com a medida, o presidente permite desbloquear rapidamente recursos federais de assistência. Além disso, agências de segurança e de gestão para situações emergenciais também podem coordenar trabalhos de resgate.

Mais cedo, os quatro estados americanos no caminho do furacão haviam decçarado emergência, o que permite a seus governos mobilizar a Guarda Nacional.

A chegada de Matthew aos EUA está prevista para esta quinta-feira à noite, de acordo com o Centro Nacional de Furacões americano. O furacão recuperou a categoria 4, depois de ser rebaixado para 3, segundo as autoridades americanas. A escala vai até 5.

O governador da Flórida, Rick Scott, orientou os moradores a se prepararem para um “impacto direto” e advertiu que os danos podem ser catastróficos. Estradas da Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul ficaram lotadas, enquanto postos de gasolina e supermercados ficaram sem suprimentos ante a aproximação do furacão.201610052213457856_AFP.jpg

Nesta manhã, o furacão estava 160 km ao sudeste da capital das Bahamas, Nassau, cujo aeroporto foi fechado, assim como outros terminais. O primeiro-ministro do arquipélogo, Perry Christie, pediu aos moradores das costas meridionais que se afastem da região.

Furacão ganha força, e EUA ordenam retirada de 2 milhões de pessoas