Cotidiano

Obama condena falas 'humilhantes' de Trump sobre mulheres: 'É inseguro'

Obama-G552USVQT.1.jpgCHICAGO – Na mais alta condenação a Donald Trump pela revelação de comentários obscenos de 2005 pelo candidato republicano, o presidente Barack Obama disse que as falas de Trump se gabando se apalpar, beijar e até tentar fazer sexo com mulheres por ser rico são “inacreditáveis”, “degradantes” e “humilhantes”. Ele ainda chamou o rival político de inseguro. TRUMP

? Uma das coisas mais perturbadores dessa eleição é a retórica inacreditável vindo da liderança da chapa republicana. Não preciso repetir, porque há crianças no ambiente ? disse Obama, num ato de campanha da candidata democrata ao Senado Tammy Duckworth, em Chicago.

Obama não fez menção direta ao episódio, mas, para o presidente, “degradar mulheres, minorias, imigrantes, religiosas, zombar de deficientes, insultar soldados e veteranos” explica alguns aspectos de Trump.

? Tudo isso diz que ele é inseguro suficiente para tentar se impôr ao diminuir as outras pessoas, um tipo de figura que eu não recomendaria dentro do Salão Oval. Ele não liga para os valores básicos que que tentamos levar às crianças. Isto mostra que ele seria descuidado com a civilidade e o respeito que uma democracia vibrante requer.

Mais de 150 líderes de alto escalão republicano ? entre eles congressistas, senadores e ex-altos funcionários de ex-presidentes ? abandonaram a campanha de Trump ou pediram que ele deixasse a corrida após o escândalo.