Cotidiano

Obama condena ataque em Baton Rouge: 'Obra de covardes'

WASHINGTON ? A Casa Branca publicou, neste domingo, uma declaração do presidente Barack Obama condenando os ataques que causaram a morte de três policiais em Baton Rouge no estado de Louisiana, na manhã deste domingo.

Obama disse que “é a segunda vez em duas semanas” que policiais que “colocam suas vidas em risco” pela poopulação foram brutalmente mortos, em referência ao episódio de 7 de julho, quando cinco policiais foram mortos em uma emboscada em Dallas. O presidente não confirmou se os ataques têm motivação racial ? o caso de Dallas era de um negro que estava revoltado contra a morte de outros negros por policiais brancos.

“Nós ainda não sabemos os motivos para este ataque, mas eu quero ser claro: não há nenhuma justificativa para a violência contra a aplicação da lei. Nenhuma. Estes ataques são obra de covardes que falam por ninguém”, afirmou a declaração do presidente.

Obama disse que estes ataque são contra funcionários públicos, o estado de Direito e a “sociedade civilizada”. O presidente prometeu justiça e colocou o governo federal à disposição dos órgãos locais para esclarecer o caso. Obama termina a mensagem dizendo que todos estão “unidos em oração” com o povo de Baton Rouge.

Três policiais morreram e outros três ficaram feridos durante o tiroteio deste domingo em Baton Rouge. Enquanto a polícia fala em múltiplos suspeitos, autoridades confirmaram que um atirador foi morto e outros dois podem estar à solta, sem oferecer mais detalhes. A cidade vive em alta tensão após policiais brancos terem matado a tiros Alton Sterling, um homem negro de 37 anos cuja morte comoveu os EUA.

A polícia recebeu uma chamada de uma “pessoa suspeita andando na Airline Highway com um rifle”, disse a fonte. Quando as autoridades chegaram ao local, o homem abriu fogo. Os demais agentes estão hospitalizados. A equipe médica informou que um deles está em condição crítica e o outro permanece estável.