Cotidiano

Obama comuta penas de mais 102 condenados por crimes de tráfico

20150716135601814ap.jpg

WASHINGTON – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comutou nesta quinta-feira as penas de prisão de 102 pessoas, em sua maioria condenadas por crimes de tráfico de drogas, colocando em prática seus pedidos a uma reforma penal que ofereça uma “segunda chance”. Obama comuta

As novas comutações de penas, anunciadas pelo Departamento de Justiça, melhoram o recorde de Obama, que concedeu mais do que seus 11 antecessores na Casa Branca.

Em seus dois mandatos, Obama já comutou 774 sentenças, ainda que tenha exercido em medida muito menor do que eles o “direito de graça” aos condenados à morte.

Os Estados Unidos mantêm atualmente mais de 2,2 milhões de pessoas atrás das grades, entre elas inúmeros doentes mentais e viciados, muitos deles provenientes de minorias desfavorecidas. Este sistema gera uma dramática taxa de reincidência.

Dezenas de milhares de presos têm apelado a Obama para que reverta suas penas. Ele pressiona o Congresso a aprovar leis para desinchar o sistema carcerário e valorizar oportunidades econômicas para grupos socioeconômicos e étnicos mais vulneráveis, como negros e latinos.

? Demoramos 20 anos para chegar neste ponto de revisão carcerária, não joguemos isso fora ? disse Obama em dezembro passado.