Cotidiano

Obama cancela reunião com presidente das Filipinas no Laos

Barack Obama cancelou uma reunião com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, após insultos do líder filipino ao presidente dos Estados Unidos. Obama tinha previsto um encontro com Duterte nesta terça-feira, onde ambos participam de uma cúpula com vários outros países do Sudeste Asiático.

? O presidente Obama não terá um encontro bilateral com o presidente Duterte ? informou Ned Price, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, detalhando que o líder americano se reunirá com o presidente da Coreia do Sul, Par Geun-Hye.

Antes de viajar a Laos nesta segunda-feira, Duterte argumentou que é o chefe de um país soberano e, por isso, deve responder apenas ao povo filipino. Duterte chamou Obama de “filho da puta”, depois de se irritar por advertências de que poderia se expor a questionamentos do presidente americano por supostos crimes de guerra nas Filipinas.

? Deve ser respeitoso. E não só lançar perguntas e declarações. Filho da puta, vou xingá-lo nesta cúpula ? disse Duterte em uma coletiva de imprensa.

Nesta terça-feira, Duterte lamentou ter insultado Barack Obama e atribuiu seu destempero ao contexto de uma entrevista coletiva.

?Apesar de a causa imediata (da polêmica) ser os fortes comentários em certas perguntas da imprensa (…) também lamentamos que tenha sido interpretado como um ataque pessoal contra o presidente dos Estados Unidos?, assinalou um comunicado da presidência.

Duterte “lamenta que suas declarações tenham causado polêmica”.

Números oficiais divulgados no domingo apontam que desde que Duterte chegou ao poder, em 30 de junho passado, cerca de 2.400 pessoas morreram em operações antidrogas da polícia.

O presidente das Filipinas já havia chamado o embaixador americano em Manila de “filho da puta” e criticado o histórico dos Estados Unidos em violência policial.

O conflito entre Estados Unidos e Filipinas ocorre em um momento crucial para a região, com o governo chinês tratando de assumir o controle do mar meridional da China.