Cotidiano

Obama busca suporte do setor privado para dar ?grande salto? a Marte

2014_706611514-2014_704895337-20140408190006247rts.jpg_20140408.jpg_20140415.jpgRIO ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reafirmou hoje sua vontade de usufruir de uma estreita colaboração do setor privado para dar ?um grande salto? a Marte enviando astronautas.

?Estabelecemos um objetivo claro para o próximo capítulo da história dos Estados Unidos no espaço: enviar humanos a Marte na década de 2030 e trazê-los de volta à Terra sãos e salvos?, disse Obama em uma coluna de opinião publicada no site da CNN.

O objetivo principal seria ?um dia? poder permanecer no planeta vermelho por ?muito tempo?. O presidente estadunidense anuncia parceria com indústria privada para construir novas naves que poderiam acolher e transportar os astronautas ?em missões de longa duração no espaço distante?.

?Essas missões nos permitiriam entender como os seres humanos podem viver distantes da Terra, o que necessitaríamos para a grande viagem à Marte?, acrescentou.

A Casa Branca disse que seis empresas, entre elas Boeing e Lockheed Martin, foram selecionadas este verão para construir protótipos de módulos habitacionais além dos arredores da Terra, onde orbita a Estação Espacial Internacional (ISS). As empresas receberão um total de 65 milhões de dólares nos próximos dois anos.

Estes espaços habitáveis poderiam ser construídos sobre um planeta, como Marte, e serem utilizados nas naves que levarão os astronautas em viagens especiais de longa duração.

planeta Marte 11.10O título da coluna de opinião de Obama, ?Estados Unidos dará grande salto a Marte?, é uma clara alusão a mítica frase pronunciada no dia 21 de julho de 1969 por Neil Armstrong quando chegou à Lua: ?Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade?.

Os especialistas são unânimes sobre o assunto: chegar ao planeta vermelho, que se encontra a uma distância de 225 milhões de quilômetros da Terra e lá viver exigirá uma verdadeira proeza façanha técnica e um orçamento portentoso.