Cotidiano

Obama ameaça retaliar Rússia por hackear eleições; Kremlin reage

WASHINGTON ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ameaçou tomar medidas para retaliar a Rússia pelos supostos ciberataques que tentaram interferir nas eleições presidenciais de novembro. Em resposta, o Kremlin classificou as acusações de invasão cibernética de indecentes e desafiou o governo americano a prová-las.

? Acredito que não há dúvidas de que quando um governo estrangeiro tenta violar a integridade das nossas eleições, é preciso adotar ações ? disse Obama à rádio pública NPR. ? Vamos fazer isto, no lugar e momento adequados.

O porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, não demorou a reagir às declarações de Obama:

? Eles precisam parar de falar sobre isso ou finalmente apresentar algum tipo de prova. Caso contrário, isso parece extremamente indecente ? declarou aos jornalistas durante uma visita do presidente Vladimir Putin a Tóquio.

A Casa Branca relacionou na quinta-feira Putin com os ciberataques que podem ter influenciado nas eleições que resultaram na vitória de Donald Trump.

Segundo os meios de comunicação americanos, pessoas relacionadas ao governo russo entregaram ao site especializado em vazamentos WikiLeaks e-mails hackeados das contas do ex-diretor de campanha da candidata democrata Hillary Clinton, John Podesta, e do Partido Democrata, entre outros.

A Rússia já negou em várias ocasiões as suspeitas contra ela e chamou as acusações de ?gratuitas?, ?não profissionais? e ?infundadas na menor informação ou prova?.

Por sua vez, Trump insinuou novamente na quinta-feira que a Casa Branca tem intenções partidárias ao acusar a Rússia de entrar na origem dos ciberataques contra sua rival democrata.