Cotidiano

Obama adia comício com Hillary por ameaça de furacão na Flórida

MIAMI ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adiou um comício com a democrata Hillary Clinton no estado da Flórida ante a aproximação do furacão Matthew, anunciou a equipe de campanha nesta terça-feira.

Obama tinha previsto aparecer em um evento em Miami para ajudar a candidata que disputa contra o republicano Donald Trump neste estado-chave e indeciso que pode pode ajudar a definir a eleição presidencial de novembro.

A tempestade Matthew ? a mais forte em nove anos no Caribe ? tocou terra nesta terça-feira no Haiti e avança para o Norte.

Sem citar números, o presidente interino do Haiti, Jocelerme Privert, disse que há relatos de vítimas no país. As agências internacionais apontam dois mortos e um desaparecido.

Antes de tocar terra, o fucarão já golpeava com fúria o Sul do Haiti, enquanto grandes ondas causaram inundações costeiras, atingindo as já precárias construções do país mais pobre das Américas. A população que mora em barracões no litoral correu para se abrigar. Segundo equipes de socorro, mais de seis mil pessoas foram retiradas para abrigos temporários.

Depois do Haiti, Matthew deve passar por Cuba e Bahamas na noite desta terça ou madrugada de quarta-feira. O furacão poderá, inclusive, atingir o sudeste dos Estados Unidos, e por isso os governos da Flórida e Carolina do Norte já decretaram estado de emergência.