Cotidiano

Obama acaba com política de dar residência a cubanos sem visto

United States-Cuba-Analysis

WASHINGTON ? No fim de gestão na Casa Branca, o governo de Barack Obama anunciou nesta quinta-feira o fim da política de “pé molhado, pé seco”, que dá residência nos EUA a cubanos que entram ilegalmente no país. A decisão se deu após negociações com Havana, segundo membros da Casa Branca.

De acordo com um alto funcionário do governo, sob anonimato, a mudança na política será efetivada de imediato. A decisão se deu após EUA e Cuba negociarem o termo por meses, e terem chegado a um consenso que obrigaria Cuba a permitir o retorno daqueles rejeitados na chegada aos EUA.

A política de “pé molhado, pé seco” era aplicada para garantir que cubanos autoexilados da ilha pudessem conseguir uma vida nova nos EUA. Grande parte da comunidade cubana nos EUA vive na Flórida, onde vários expatriados chegaram através de balsas e barcos fugindo do regime castrista.

Após o anúncio de intenção de retomar as relações diplomáticas entre Washington e Havana, as travessias ilegais dispararam pelo receio de muitos cubanos de que a política fosse revertida.

A medida deve ser o último grande anúncio de Obama sobre a relação com os cubanos.

Cuban Migrants-GDN20TIU9.1.jpg