Cotidiano

OAB divulga nota de repúdio aos estupros coletivos no Rio e no Piauí

BRASÍLIA – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) soltou uma nota de repúdio aos estupros coletivos ocorridos no Rio de Janeiro e no Piauí, tachando-os de crimes bárbaros. Pediu também punições rígidas aos autores dos crimes.”Esse tipo de crime bárbaro, além de chocar toda a população brasileira, evidencia a necessidade de punições rígidas contra a violência de gênero, que possui números alarmantes no Brasil. A conduta dos agressores merece rechaço e apuração rigorosa das autoridades policiais, a fim de coibir esse tipo de prática criminosa, que traz danos irreversíveis à integridade das vítimas”, diz trecho da nota.

A OAB informou ainda que fará todos os esforços para acompanhar as investigações e garantir a punição dos envolvidos. Também designará representantes da Comissão Nacional da Mulher Advogada, que é ligada à entidade, para visitar as vítimas e suas famílias, dando-lhes o apoio necessário.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA

“A Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) vêm a público manifestar seu repúdio aos atos de violência sexual, física e moral praticados contra mulheres, recentemente, nos estados do Piauí e Rio de Janeiro.

A conduta dos agressores merece rechaço e apuração rigorosa das autoridades policiais, a fim de coibir esse tipo de prática criminosa, que traz danos irreversíveis à integridade das vítimas.

O Conselho Federal da OAB e a CNMA apresentam o seu repúdio a todos os atos de violência sexual praticados contra mulheres em todo o território brasileiro. Destacam, ainda, que envidarão todos os esforços no sentido de acompanhar as investigações para que os autores dos recentes crimes sejam punidos na forma da lei.

Além disso, o Conselho Federal da OAB designará representantes da Comissão Nacional da Mulher Advogada, que permanecerão em atuação diuturna e combate permanente à violência de gênero, para visitar as vítimas e seus familiares, dando-lhes todo o apoio necessário com a participação dos integrantes da respectivas Seccionais da OAB.”

INVESTIGAÇÃO

O estupro da menor aconteceu na semana passada. A Polícia Civil divulgou nesta sexta os números de telefone para que a população possa ajudar com informações. A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) trabalham em conjunto na investigação do crime.

Pelo menos quatro suspeitos de participarem do estupro coletivo já foram identificados. Segundo o “Jornal Nacional”, Marcelo Miranda da Cruz Correa, de 18 anos, e Michel Brazil da Silva, de 20 anos, são os suspeitos de divulgar as imagens da vítima na internet.

Já Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, é o rapaz com quem a adolescente tinha um relacionamento e teria participação direta no crime.

O outro homem que teria participado do estupro é Raphael Assis Duarte Belo, de 41 anos, que aparece nas imagens ao lado da garota. Raphael trabalhou como apoio a operador de câmera nos estúdios Globo, de onde foi desligado em agosto do ano passado.