Cotidiano

O SUV mais capaz de todos os tempos

Ainda mais capacidade 4x4, design moderno que permanece fiel às origens, conjuntos mecânicos avançados e eficientes, maior uso de alumínio, mais opções para dirigir ao ar livre e muitos elementos de segurança e tecnologia

O novo Jeep Wrangler 2018, o veículo mais capaz e reconhecido do mundo, combina sua história lendária com uma inigualável combinação de capacidade off-road, design autêntico da Jeep, liberdade ao ar livre , motorizações avançadas e eficientes, comportamento dinâmico superior no asfalto e uma série de recursos inovadores de tecnologia de segurança e tecnologia.

“A Jeep sempre representou a excelência em capacidade off-road e na condução ao ar livre. Nosso novo Wrangler 2018 mantém esse legado importante e o leva ao futuro, diz Mike Manley, chefe global da Jeep. “O novo Wrangler é instantaneamente reconhecível como um Jeep, mantendo-se fiel ao original, mas é melhor em todos os sentidos – oferecendo capacidade ainda mais robusta, mais conforto de rodagem, mais eficiência de combustível graças a várias opções avançadas de powertrain, mais conforto interno, mais segurança e mais tecnologia”.

Produzido na fábrica original da Jeep, em Toledo, Ohio (EUA), o Jeep Wrangler 2018 de duas portas está disponível a partir de janeiro na América do Norte em três versões diferentes: Sport, Sport S e Rubicon. Com a carroceria de quatro portas existe também a versão Sahara.

Para ir a qualquer lugar

O novo Jeep Wrangler 2018 oferece uma capacidade off-road lendária graças a dois sistemas 4×4 avançados e, pela primeira vez na história do Wrangler, uma caixa de transferência de duas velocidades com tração integral permanente e uma relação reduzida de 2,72:1 disponível para a versão Sahara. Chamada de Selec-Trac, essa nova caixa de transferência é intuitiva e permite que o condutor o configure e esqueça, enquanto a força é constantemente entregue às rodas dianteiras e traseiras.

No sistema Command-Trac 4×4, a caixa de reduzida tem relação de 2,72:1, e eixos dianteiros e traseiros Dana de última geração e relação no eixo traseiro de 3,45:1. No Wrangler Rubicon, o sistema Rock-Trac 4×4 tem eixos Dana 44 de última geração e alto desempenho com relação reduzida de 4:1. A relação 4,1 do eixo dianteiro e traseiro é padrão, assim como os diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok.

As versões do Wrangler Rubicon oferecem evoluções em articulação e curso de suspensão em comparação à geração anterior com a ajuda de uma barra estabilizadora eletronicamente desconectável. Com a transmissão manual padrão de seis marchas, o Wrangler Rubicon possui uma impressionante e aprimorada crawl ratio de 84,2:1 (77,2:1 nos modelos com o novo câmbio automático de oito marchas) – permitindo superar facilmente qualquer obstáculo por mais complicado que pareça.

Versão moderna de um design autêntico

O novo Wrangler 2018 é baseado em um desenho imediatamente reconhecível graças a detalhes de estilo tradicionais da Jeep. O novo design exterior do Wrangler é ousado e rústico, com linha de cintura mais baixa e janelas maiores para melhor visibilidade externa, especialmente nas trilhas.

A equipe de design do Jeep deu à lendária grade de sete fendas um olhar atualizado que agora mostra as duas fendas nas pontas se cruzando com os faróis, homenageando os Jeep CJ (como o CJ-5 feito no Brasil entre as décadas de 1950 e 1980). A parte superior da grade foi suavemente inclinada para melhorar a aerodinâmica.

Nas versões Sahara e Rubicon, os faróis de LED e as luzes de neblina disponíveis oferecem luz branca e aumentam a distinção do Wrangler. Estes modelos apresentam luzes diurnas que agora formam um aura em torno do perímetro exterior dos faróis e os setas de direção em LED estão posicionados na frente dos para-lamas trapezoidais. Atrás, as tradicionais lanternas quadradas podem ser de LED.

Dezenas de diferentes combinações de porta, capota e para-brisas permitem infinitas possibilidades de configuração. Um novo design de meia porta estará disponível a partir de 2019.

A inclinação do para-brisa foi otimizada para melhorar a aerodinâmica e possui um novo design de quatro parafusos na parte superior da moldura do para-brisa para permitir que ele se dobre rápida e facilmente. Uma nova barra transversal dianteira agora conecta as colunas A e permanece no lugar mesmo quando o para-brisa é rebatido. Isso permite que o espelho retrovisor permaneça no lugar mesmo com o para-brisa dobrado.

As novas e mais leves portas de alumínio de alta resistência têm um detalhe extremamente funcional: está impresso na dobradiça o tamanho da ferramenta necessária para remover as portas. Como novidade, todos os Wranglers apresentam barras esportivas coloridas, que são soldadas ao corpo e possuem alças integradas. Único SUV 4×4 para uso ao ar livre, o Wrangler conta com uma inédita opção de capota elétrica, chamada de Sky One-Touch, que permite rebater completamente a cobertura de lona simplesmente pressionando um botão. Ela estará disponível a partir do segundo trimestre de 2018.