Cotidiano

O ?sucateiro? que prometeu reciclar a política italiana

ITALY-REFERENDUM_ROMA ? Líder de centro-esquerda moderado e católico, o jovem primeiro-ministro Matteo Renzi construiu sua trajetória sob a promessa de reciclar a política italiana, chegando ao Palácio Chigi quando tinha apenas 39 anos, em 2014. italia

Menos de três anos depois, o premier enfrentou um de seus maiores desafios ao convocar um referendo sobre sua proposta de reforma legislativa e apostar o próprio cargo. As críticas à medida ecoaram sobre Renzi, acusado pela oposição de ironicamente ter embarcado na velha política. Derrotado na consulta de domingo, o premier anunciou sua renúncia.

Nascido em Florença, Renzi formou-se em Direito e foi prefeito da cidade entre 2009 e 2014, com uma plataforma que desafiava o establishment político. À época, seu lema era ?Ou mudo Florença ou mudo de profissão?.

Em 2013, Renzi foi eleito secretário do Partido Democrático (PD), para meses depois assumir como premier. Entre as promessas de sua agenda ambiciosa estavam a revisão do sistema eleitoral e constitucional para dar à Itália governos mais estáveis no futuro e as reformas dos sistemas trabalhista e tributário e da inchada administração pública. Em suas palavras, reciclar uma classe política acomodada há décadas em suas poltronas.

O premier se define como um homem de grandes ambições. Ele acabou sendo apelidado de ?rottamatore? (?sucateiro?), devido ao uso do termo em sua campanha para se referir à sua proposta de reciclar e reotimizar.

Renzi foi ainda presidente do Conselho da União Europeia e ministro de Infraestrutura e Transporte.