Esportes

O silêncio dos russos na Vila Olímpica

60232104_Rio Olympics - Rowing - Lagoa - Rio De Janeiro Brazil - 01-08-2016 Rowers from Russia t.jpgRIO ? Não é dífícil encontrar um atleta russo circulando pela zona internacional da Vila Olímpica. Complicado é fazê-los falar sobre qualquer coisa envolvendo a Olimpíada e o escândalo de doping envolvendo os atletas do país.

Rússia Doping – 30 de julho

Com mais de 100 atletas banidos dos Jogos após a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de dar poder à federações de barrar qualquer atleta, os russos estão se mostrando cada vez mais arredios. Um pedido de entrevista é quase sempre acompanhado de um não veemente, algumas vezes quase ameaçador, ou de umas palavras em russo seguidas com um “Desculpe, não falo inglês” com sotaque bem carregado. Quase sempre, porém, muitos deles mostravam ter domínio do idioma.

Um atleta que disse ser do hipismo, mas não quis se identificar, sorriu diante do pedido de entrevista e disse que não falava inglês, embora tenha batido papo com um senhor sentado no banco ao lado num inglês perfeito.

? Você parece falar inglês melhor do que eu.

? Não, eu estudei numa escola muito ruim – respondeu ele, acompanhado de uma compatriota de cabeça baixa e dando mais atenção aos nuggets que comia comprados numa rede de fast food dentro da Vila.

? Depois do almoço… – disse ele sorridente, enquanto degustava um sorvete de casquinha.

Devidamente alimentados, nova abordagem:

? Só duas perguntas?

? Agora tenho que treinar.

? Por que os russos não gostam de falar?

Ele riu e disse, que depois do treino voltaria. Difícil de acreditar. E cinco minutos depois, ele não apenas não foi treinar como estava entrando numa outra loja dentro da vila.

Segundo a imprensa russa, os atletas do país não foram orientados, ao menos oficialmente, a não darem entrevistas sobre os casos de doping ou qualquer outro assunto. Mas estão mais fechados do que normalmente já são. O jornalista de uma TV do país disse que o escândalo de doping só piorou a relação. Já o repórter Arten Kuznetsov, da agência de notícias Tass, contou que entrevistar um atleta russo costuma ser um teste de paciência.

? Eles normalmente já não gostam de falar muito. A cada competição se fecham e só costuma falar à vontade depois que elas acabam. Mas eles não receberam nenhum tipo de orientação ou foram proibidos de dar entrevista. Talvez só não queiram falar sobre doping ou já pensem que serão abordados sobre esse tema – disse.