Agronegócio

O segredo na produção de morangos em horta suspensa

As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Casinha Feliz, em Maripá, tiveram uma atividade diferente nesta semana. As turmas F e H do Maternal II fizeram uma expedição investigativa para conhecer a produção de morangos em horta suspensa. A visita foi na casa da maripaense Gudrun Koralewski.

A atividade faz parte do Programa União Faz a Vida, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Município de Maripá em parceria com o Sicredi. O programa envolve alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, que realizam uma série de atividades durante o ano. “No Cmei, a proposta é criar um projeto relacionado à horticultura para produzir alguns alimentos que são utilizados nas refeições dos alunos”, explica a diretora Andreia Giese.

A horta suspensa na casa da maripaense Gudrun Koralewski foi construída utilizando canos de PVC. Segundo ela, a ideia surgiu após assistir a um vídeo na internet. “Achei a ideia interessante e decidi testar. Faz dois meses que construímos a horta e com o que tenho plantado até agora consigo colher de quatro a cinco morangos por dia”, conta.

De acordo com a diretora Andreia Giese, o próximo passo é planejar com os professores e os alunos quais as possibilidades para colocar o projeto em prática no Cmei. “A ideia é de que os alunos acompanhem todo o processo, desde a montagem da estrutura até a colheita dos alimentos. Apesar de essa turma ter alunos de apenas dois anos de idade, o contato com esse tipo de atividade amplia as possibilidades de trabalho dentro da sala de aula e auxilia no aprendizado”, explica.