Cotidiano

O refúgio do autor de ?O pequeno príncipe? na imperial Petrópolis

Fonte2.JPGRIO – As atrações da cidade de Petrópolis vão muito além das casas imperiais e de dom Pedro II. Poucos sabem, mas o município também está entre os locais mais importantes para a memória da aviação nacional ? e não apenas por ter sido escolhido por Santos Dumont para abrigar sua simpática casa de veraneio, batizada de ?A Encantada?. Petrópolis também foi refúgio de pilotos franceses que atuaram, nos primeiros voos entre Brasil e França, a serviço da então companhia aérea Latécoère, que mais tarde se tornaria a Air France.

Um deles era Marcel Reine que, em suas escalas no Rio de Janeiro, seguiu os passos da família real brasileira e adquiriu uma casa na Serra Fluminense, para onde fugia em busca de temperaturas amenas e atrativos naturais, como cavalgadas pelas montanhas.

Em sua propriedade, em Itaipava, recebia amigos e outros jovens pilotos para reuniões e festas. Entre eles, o jovem Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico ?O pequeno príncipe?, além de outras obras importantes, uma delas, inclusive, relatando os conflitos ideológicos e pessoais dos pilotos, durante a Segunda Guerra Mundial, chamada ?O piloto de guerra?.

Museu e memorial

Pois a curiosa história petropolitana virou atração turística da cidade. É possível contratar, desde o início de julho, um passeio guiado pelo sítio ?La Grande Vallée?, que promove a preservação da memória dos aviadores franceses na região. O proprietário, José Augusto Wanderley, adquiriu o local transformando parte da área não só em museu, mas ainda em memorial dedicado ao livro ?O pequeno príncipe? e a seu autor.

BV Pequeno Príncipe

Seu acervo conta com vários documentos, fotos, recortes de jornal, obras literárias e objetos decorativos relacionados à obra, ao escritor e a Reine, o antigo dono. As visitas guiadas devem ser agendadas por telefone, e são feitas em grupos de, no máximo, 16 pessoas. Durante o tour, que é conduzido pelo proprietário, são contados fatos e curiosidades sobre a aviação francesa, sua relação com o Brasil, em meio a passagens e referências aos livros de Saint-Exupéry. Entre elas, a fonte, inaugurada no ano 2000, em homenagem ao centenário do autor.

A visita está inserida no Passaporte Cultural da Fundação de Cultura & Turismo da prefeitura de Petrópolis, que oferece descontos em atrações culturais e históricas.

PASSAPORTE SERRANO

O Passaporte Cultural é um documento gratuito, que, a princípio, terá validade até julho de 2017 e que pode ser retirado nos Centros de Informações Turísticas de Petrópolis, (facebook.com/ passaporteculturalpetropolis). Com ele, é possível obter entrada gratuita e/ou com diferentes tipos de descontos em 30 instituições culturais do município, que incluem museus, parques e galerias.

São eles: Museu Imperial, Palácio de Cristal, Casa da Ipiranga, Casa Cláudio e Souza, Casa de Cultura Cocco Barçante, Casa Stefan Zweig, Centro Alceu Amoroso Lima, Centro de Artes e Esportes, Unificados CEU da Posse, Centro de Cultura Raul de Leoni, Centro Cultural Fase/FMP, Palácio Sergio Fadel, Centro Cultural Celina de Oliveira/ Estação Ferroviária de Pedro do Rio, Cervejaria Bohemia, Espaço Inter TV, La Grande Vallée, Museu Casa do Colono, Casa de Santos Dumont, Museu Ferroviário de Petrópolis, Parque Municipal de Petrópolis, Centro Wilma Borsato/Estação Ferroviária da Cascatinha e Palácio Itaboraí.

SERVIÇO

La Grande Vallée. R$ 25, por pessoa. Rua das Acácias 102, Itaipava. Tel. (24) 2222-1388. lagrandevallee.com