Variedades

O Quebra Nozes, de Tchaikovsky, neste fim de semana em Cascavel

Uma versão remontada da famosa peça do compositor russo Tchaikovsky, conhecida como Quebra Nozes, é atração deste fim de semana, no Teatro Municipal de Cascavel. A organização é da Class Escola de Dança, que reverterá toda a renda do espetáculo para a Apae de Cascavel.

Serão quatro sessões entre os dias 3 e 5 de novembro e o ingresso custa agora R$ 20. Esse é o terceiro ano consecutivo em que a Class realiza a parceria com a Apae de Cascavel, estimulando a cultura e contribuindo para a melhoria e continuidade dos atendimentos oferecidos pela instituição.

Essa remontagem do Quebra Nozes traz a fantástica história da menina Clara e seu boneco quebra nozes, enfatizando a magia das histórias natalinas. As peças serão apresentadas pelos bailarinos da Class e artistas convidados, em uma viagem que partirá do Reino das Neves até o Reino dos Doces. A expectativa dos organizadores é de atrair um público de 2,5 mil pessoas.

Fantasia e magia

O Quebra-Nozes – é um dos três ballets que Tchaikovsky compôs. Foi estreado em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, em St. Petersburg, então a capital da Rússia imperial. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, pai de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos/Ratos. O ballet conta uma história em que a fantasia e magia, típicas do romantismo, contam as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado.

Quem foi Tchaikovsky

Piotr Ilitch Tchaikovsky foi um compositor romântico russo que compôs gêneros como sinfonias, concertos, óperas, ballets, para música de câmara e obras para coro para liturgias da Igreja Ortodoxa Russa. Algumas das suas obras encontram-se entre as mais populares do repertório erudito. Este foi o primeiro compositor russo a conquistar fama internacional, tendo sido maestro convidado no fim da sua carreira pelos Estados Unidos e Europa. Como exemplo pode considerar-se o concerto inaugural do Carnegie Hall de Nova Iorque, em 1891. Tchaikovsky foi honrado em 1884 com uma pensão vitalícia pelo Imperador Alexandre III.

Tchaikovsky foi educado para ter uma carreira como funcionário público. Na sua época as oportunidades para se ter uma carreira musical (na Rússia) eram escassas e não existia um sistema público de educação musical. Quando surgiu a oportunidade, ingressou no Conservatório de São Petersburgo, onde se graduou em 1865.

Horários e datas das peças:

Dia 03/11: 20h

Dia 04/11: 14h30 e 18h30

Dia 05/11: 19h30