Variedades

O que significa sonhar com cemitério?

O que significa sonhar com cemitério?

Sonhar com cemitério pode indicar uma dimensão pessoal em que certas coisas perdem o propósito e força vital. Isso acontece porque, simbolicamente, o cemitério é o local onde vai tudo aquilo que tem um fim – seja da vida humana, animal ou objetos.

Confira a seguir mais detalhes para entender melhor sobre o que sonhou:

Sonhar que está em um cemitério pode indicar tanto um limite claro para a existência de certos aspectos da psique do sonhador quanto um local em que se observa tranquilamente a transformação e os ciclos da vida. Os sentimentos gerados pelo sonho podem nortear essa compreensão.

Sonhar que se está a caminho do cemitério pode referir-se a situações que estão chegando ao fim, para as quais o sonhador já não dispõe mais de energia e que precisarão morrer e se transformar ou simplesmente serão terminadas, já que o cemitério é um símbolo da morada final na perspectiva da vida no corpo.

Acompanhar um funeral em um cemitério, num sonho, pode indicar que há um processo interno de luto e reverência a um aspecto que já não está mais presente de forma ativa na personalidade.

Num sonho em que as covas aparecem abertas em um cemitério, seria interessante pensar que a psique pode estar à espera de uma revisão e alteração da personalidade em que certas coisas precisam partir.

Também com a terra aberta, se personagens saem das covas, no sonho, aspectos psíquicos antigos e abandonados, como hábitos, crenças e ideias, podem estar retornando à psique. Se isso é positivo, somente o sonhador poderá avaliar.

Os sonhos com cemitério chamam nossa atenção para alguma dimensão nossa em que certas coisas deixaram de ter propósito, perderam sentido, perderam força vital, perderam energia psíquica. E é fundamental observar toda a cena que se passa nesse local, e não somente o local em si.

Ao mesmo tempo, o cemitério é um local de muita vida, já que todo o processo se dá embaixo da terra. Embora a matéria esteja sem vida, ela nutre a vida ao redor dela. O cemitério é onde todo esse processo ocorre.

Para muitos, o cemitério é um local de paz, de serenidade, de silêncio. Para outros, evoca o medo, o desconhecido, o contato com o mundo dos mortos. A verdade é que ambas as visões fazem parte desse simbolismo. Os cemitérios abrigam a morte, a vida, a arte, a memória familiar, a história e cultura de um povo. É bastante diferente sonhar com um cemitério como a morada dos mortos e como um local histórico e artístico, e essas questões devem ser observadas pelo sonhador.

Fonte: Personare