Cotidiano

O que se sabe até agora sobre o Furacão Matthew

RIO ? O Furacão Matthew já passou pelo Haiti e norte do Caribe deixando um rastro de destruição e pelo menos 478 mortos. Nas primeiras horas desta sexta-feira, chegou à costa do estado da Flórida, nos EUA, com fortes chuvas e ventos. Veja o que se sabe até agora sobre a tormenta, que colocou o país em alerta por uma possível catástrofe natural.

CATEGORIA: Rajadas de ventos de até 195 km/h e chuvas pesadas atingiram várias comunidades da Flórida. Matthew pode tocar a terra nas próximas horas. De acordo com o último relatório do Centro Nacional de Furacões do Estados Unidos, a monstruosa tempestade foi rebaixada para a categoria 3, de uma escala que vai até 5. Poucas tempestades com ventos tão intensos quanto os do Matthew já atingiram a Flórida e, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EU, a tempestade pode ser a mais forte a golpear o nordeste do estado em 118 anos.

LOCAL: O olho do furacão está se movendo pela Costa Leste da Flórida, com ventos de 160 km/h. Desabamentos de terra são esperados para as próximas horas. Cabo Cañaveral, sede do centro de lançamentos espaciais dos EUA, estava a cerca de 40 quilômetros do olho do furacão nesta manhã.

DANOS: Está previsto que o furacão Matthew provoque grandes estragos nos Estados Undos assim como no Caribe. Na quinta-feira, o presidente Barack Obama decretou estado de emergência federal na Flórida, Carolina do Sul e Geórgia, prevendo uma possível catástrofe natural.

A passagem do furacão Matthew resultou na morte de pelo menos 478 pessoas no Haiti, segundo informações das autoridades locais à agências Reuters. Diversas áreas do país ficaram completamente devastadas. Em Jeremie, capital do departamento ao Sul de Grande Anse, a tormenta destruiu 80% dos edifícios, de acordo informações a ONG Care.

O governo calcula que 350 mil pessoas precisam de assistência humanitária imediata, citou a Rádio ONU. Integrantes da missão de paz das Nações Unidas ajudam a retirar entulhos das estradas.

PREPARAÇÃO: Na Flórida, cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam ordem de retirada e, na Carolina do Sul, foram um pouco mais de um milhão. Na Geórgia, onde monstruosa tormenta está prevista para chegar no sábado, moradores de seis cidades foram alertados a deixarem suas casas.

Cerca de 300 mil residências da Flórida ficaram sem eletricidade, relatou a mídia local. Em West Palm Beach, ruas e casas ficaram no escuro, e a rodovia 95 ficou vazia enquanto a tempestade atravessava a comunidade de 100 mil pessoas. Postos de gasolina e supermercados ficaram sem suprimentos ante a aproximação do furacão.

VOOS CANCELADOS: Companhias aérias canceleram mais de 4,3 mil voos para esta sexta-feira e sábado à medida que furacão Matthew se aproxima da Costa Leste americana com fortes ventos e chuvas torrenciais. O Aeroporto de Fort Lauderdale encerrou suas operações já na manhã de quinta-feira. A companhia American Airlines informou que havia cancelado todos os voos à noite para vários aeroportos na Flórida, incluindo o de Miami, onde tem uma grande operação.