Cotidiano

O que sabemos sobre o voo da EgyptAir que sumiu no Mediterrâneo

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RIO – Muita coisa ainda é desconhecida no desaparecimento do voo 804, da companhia aérea EgyptAir, que sumiu nesta madrugada no mar Mediterrâneo, mas algumas informações já foram confirmadas.

Voo 804 – O voo 804, da companhia aérea EgyptAir e na rota entre o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para o Cairo, capital do Egito, sumiu do radar na madrugada de quarta para quinta-feira.

Decolagem – O avião, um modelo A320, deixou Paris às 23h09 na noite de quarta-feira (18h de Brasília) com 56 passageiros, sete tripulantes e três agentes de segurança à bordo. A EgyptAir afirma que perdeu contato com a aeronave logo após ela entrar no espaço aérea egípciom às 2h30 da manhã de quinta-feira (21h30 de Brasília), a 45 minutos de distância do Cairo.

Passageiros – Os passageiros eram 30 egípcios, 14 franceses, dois iraquianos e um passageiro cada do Reino Unido, Bélgica, Kuwait, Arábia Saudita, Sudão, Chad, Portugal, Argélia e Canadá. A companhia afirma que dois bebês e uma criança estavam à bordo. Os nomes dos tripulante e passageiros não foram divulgados, mas quatro foram identificados não-oficialmente.

Buscas – Esforços de resgate na região envolvem uma aeronave C-130 e pelo menos oito navios, com a Grécia e o Egito trabalhando juntos. O ministro da aviação civil do Egito, Sherif Fathy, confirmou em entrevista no Cairo que a área de busca é próxima à ilha greca de Karpathos.

Queda? – Durante a manhã, uma fonte da aviação grega disse que o avião caiu à cerca de 240 quilômetros da ilha. A EgyptAir e o governo egípcio dizem que acreditam que o avião caiu no mar. O avião estava em sua quinta viagem do dia, viajando à 11,2 mil metros de altitude quando saiu do radar. A torre de controle de Atenas, na Grécia, fez o últmo contato com o voo 10 minutos antes do desaparecimento. Segundo o ministro da defesa grego, Panos Kammenos, o avião desceu rapidamente para 4,5 mil metros e fez duas curvas fechadas antes de sair dos sensores.

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A tripulação – Segundo a empresa, o capitão, que não foi identificado, tinha 6.275 horas de voo, 2.101 dessas no A320. O copiloto tinha 2.766 horas, Um piloto britânico que passava pela área disse que as condições de voo eram perfeitas e que não havia interferência com as comunicações. Agentes de controle aéreo da Grécia dizem que o piloto estava calmo no último contato.

O avião – O avião foi fabricado em 2003, com 48 mil horas de voo. Mais cedo no dia, havia pousado na Eriteia e em Tunis antes de chegar em Paris. Ele teria passado por manutenção de rotina em Paris, e nenhum problema foi encontrado.

Terrorismo? – O ministro Sherif Fath admitiu que um atentado é uma causa mais provável do que um problema técnico: “Se você analisar a situação corretamente, a possibilidade ser um ataque é mair alta que a de ser um problema técnico”.

Sobreviventes – Se alguém sobreviveu à queda, pode estar vivo na água. A temperatura média na água no mediterrâneo nesta época do ano é de cerca de 24º C, o que ajudaria na sobrevivênca.

Destroços – Destroços que poderiam ser do Airbus A320 foram encontrados perto da ilha grega de Creta, e a companhia e a chancelaria egípcia confirmaram ter achado pedaços da aeronave no mar. De acordo com a TV estatal da Grécia, pedaços de plástico foram achados no Sul do Mediterrâneo, além de dois coletes salva-vidas que pareciam ser de um avião.