Cotidiano

?O que estão fazendo com Lula é um absurdo?, diz Freixo em comício

P_20160915_205656.jpg

RIO ? Em comício no Largo da Carioca, no Centro do Rio, na noite desta quinta-feira, o candidato do PSOL a prefeito do Rio, Marcelo Freixo, saiu em defesa do ex-presidente Lula, denunciado na última quarta-feira pelo Ministério Público Federal (MPF) e apontado como chefe do esquema de corrupção na Petrobras pelos procuradores.

O PSOL fazia oposição aos governos do PT, mas foi contra o impeachment de Dilma Rousseff. Na eleição carioca, Lula, Dilma e o PT apoiam Jandira Feghali, do PCdoB.

Eleições Rio

? O que estão fazendo com o Lula é um absurdo. Reconhecemos avanços e fizemos oposição de esquerda a seu governo, mas não é papel do MP ter convicções, e sim apresentar provas. Não dá para se calar diante do que estão fazendo ? discursou Freixo, antes de entrar nos temas municipais.

O candidato procurou motivar os militantes presentes, um dia depois da pesquisa do Ibope que mostrou sua queda de 12% para 9% nas intenções de voto, mas ainda em segundo lugar. E reservou as críticas mais duras ao candidato do PMDB, Pedro Paulo, apoiado pelo prefeito Eduardo Paes.

? Em 2012, as pesquisas me davam 15% nas vésperas, e tive 28%. Sabemos como são essas pesquisas. Eles não esperavam que, a 18 dias da eleição, nós estivéssemos na frente deles. Não imaginavam que o candidato dele, o covarde, estaria atrás. Estão com medo porque sabem que nós somos a única força política capaz de derrotar o PMDB no Rio, pois somos os únicos, entre todos, que jamais estivemos aliados a eles ? disse Freixo. ? No segundo turno, o tempo de TV será igual. Ninguém ganha da gente no segundo turno.

Ao lado dos deputados federais Chico Alencar e Jean Willys, ambos do PSOL, Freixo resumiu alguns pontos de suas propostas, com o mote de pensar um “novo modelo de cidade”, com a promessa de fazer o Rio uma cidade de custo de vida mais barato. A Polícia Militar não divulgou a estimativa de presentes ao comício, que terminou por volta das 21h30m.